TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Artigo: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

WAGNER JOSÉ DE ABREU RA: 1112218

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

PROJETO PRÁTICA DE BIOQUIMICA

DOENÇAS METABÓLICAS E ATIVIDADES FÍSICAS

Tutor: Luiz Fernando A. Selistre

CENTRO UNIVERCITÁRIO CLARETIANO

Cuiabá-Mt/Polo Cuiabá-Mt

2014

INTRODUÇÃO

As doenças metabólicas se tratam de qualquer tipo de afecção ou patologia que esteja relacionada com o desenvolvimento das funções hormonais, mecanismo de síntese e controle de gordura, carboidratos, aminoácidos, proteínas, eletrolíticos, etc. Onde a regulação hormonal seja a qual nível está sendo controlada (cerebral ou em nível de outros órgãos vitais), ficando total ou parcialmente descontrolada pela falta de excesso de algumas das substâncias á mencionadas bem como as alterações de alguns hormônios.

A síndrome metabólica é definida como um grupo de fatores de risco que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovascular e/ou diabetes tipo 2. A obesidade abdominal e a resistência à insulina parecem ter um papel fundamental na gênese desta síndrome. Seu tratamento deve ter como objetivo estimular mudanças no estilo de vida, atividades físicas regulares, hábitos alimentares saudáveis que promovam a perda de peso.

Nesse projeto, poderão ser verificado, que a atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, a uma melhor promoção de saúde para pacientes com doenças metabólicas e síndrome metabólica. Rever alguns exemplos das doenças do metabolismo, principais mecanismo biológicos, responsáveis por esta associação e as recomendações atuais para a prática de atividade física nessa situação, e a participação do profissional de Educação Física na elaboração de algumas das atividades para os pacientes com doenças metabólicas e síndrome metabólica.

ALGUNS EXEMPLOS DE DOENÇAS METABÓLICAS E SÍNDROME METABOLICAS

- Osteo-muscular

- Pulmões

- Obesidade

- Diabetes

- Cardiovascular

- Acantose Nigricans

- Acrocianose

- Anemia

- Artrite Psoriática

- Artrose

- Cancro ou Câncer

- Cirrose Hepática

- Doenças de Creutzfeldt-Jakos

- Enurese

- Esôfago de Barrett

- Hipertireoidismo

- Leucemia

- Leucemia Mieloide Aguda

- Mal de Alzheimer

- Gaucher

- Dislipidemia

- Hipertensão Arterial

DESENVOLVIMENTO

A síndrome metabólica (SM) tem sido alvo de muitos estudos nos últimos anos. Ela pode ser definida como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV) e/ou diabetes tipo 2.

São considerados fatores de risco metabólicos: dislipidemia aterogênica (hipertrigliceridemia, níveis elevados de apolipoproteína B, partículas de LDL – colesterol pequenas, e doenças níveis baixos de HDL – colesterol), hipertensão arterial, hiperglicemia e um estado pró-inflamatório e pró-trombótico.

Ainda não se estabeleceu uma causa única ou múltiplas causas para o desenvolvimento da SM, mas sabe-se que a obesidade abdominal e a resistência à insulina parecem ter um papel fundamental na gênese desta síndrome.

A prática da atividade física pode prevenir o surgimento precoce, atuar no tratamento de diversas doenças metabólicas e síndromes metabólicas, e intervir positivamente na capacidade funcional dos pacientes.

Assim, os benefícios da prática regular da atividade física, estão o fortalecimento e proteção dos ossos e das articulações, manutenção do peso e da porcentagem de gordura corporal, melhora do diabetes mellitus ao diminuir a taxa de glicemia, e auxilio no tratamento das doenças cardiovasculares ao diminuir o mau colesterol (LDL), a prevenção e o tratamento da dislipidemia, na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. Além disso, ajuda na redução da ansiedade e do estress e na recuperação da autoestima e do humor. Desta forma a atividade física é sem duvida um importante fator no tratamento de pacientes com síndrome metabólica.

No entanto, existe importante distinção entre atividade física para prevenção da síndrome metabólica, para o bom condicionamento físico, associada tanto ao tipo quanto à frequência, à intensidade e à duração das atividades realizadas.

O papel do Educador Físico é avaliar as condições destes pacientes, fazer uma anamnese, elaborar um programa de atividades acessíveis e assim realizar o seu trabalho de forma permanente e eficaz, visando sempre à melhora da qualidade de vida dessas pessoas.

A ATIVIDADE FÍSICA E OS BENEFÍCIOS ÓSTEO-MUSCULAR

O exercício físico é essencial para a manutenção de ossos, e músculos fortes. A força muscular declina com o avanço da idade, mas trabalhos demonstram que quando a pessoa se exercita ela fica mais forte e com o peso mais adequado, em comparação dos sedentários. Quando praticado na infância, o esporte ajuda as crianças a reduzirem o risco de dor crônica no futuro, incluindo dores lombares e cervicais.

A ATIVIDADE FÍSICA E OS BENEFÍCIOS PARA OS PULMÕES

Os pacientes com doença pulmonar crônica apresentam dificuldades em se exercitar, A dispnéia (falta de ar) é uma limitação importante na maioria dos pacientes com doenças metabólicas, mas somente em um terço dos casos a fadiga e um problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com