TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Artigos Científicos: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 7

Explique o que é fisiologia e homeostasia.

Fisiologia: é o estudo é o estudo das funções do organismo vivo e de suas partes componentes, incluindo todos os processos físicos e químicos.

Homeostase: é o controle das condições estáveis no meio interno. Como os elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.

2) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Ribossomos: São pequenas estruturas encontradas em todas as células, mitocôndrias e cloroplastos denominadas Organelas citoplasmáticas. São formados por RNA e proteína.

Função: são de extrema importância para as células, pois realizam a síntese de proteínas, moléculas basicas utilizadas na composição celular.

Reticulo endoplasmático rugoso: é composto por uma rede tridimensional de túbulos e cisternas interconectados, que vai desde a membrana nuclear (a cisterna do RE é contínua com a cisterna perinuclear) até a membrana plasmática. É dividido em dois setores: RERugoso - com poliribossomas aderidos à face citosólica, e RELiso - que além de não possuir polirribossomas aderidos, apresenta diferente composição protéica e enzimática de sua membrana e conteúdo.

A ligação de polirribossomas à superfície citosólica do RER é feita através de proteínas integrais:

* Docking protein (partícula receptora de reconhecimento de sinal)

* Riboforinas I e II (proteínas receptoras do ribossoma)

* Proteína do Poro

A presença de polirribossomas no RER possibilita sua função: síntese de proteínas. Por isto ele e tão desenvolvido em células com intensa síntese protéica, destinada à exportação ou a organelas com membrana. Além disso, o RER também participa de modificações pós-traducionais protéicas: sulfatação, pregueamento e glicosilação.

Reticulo endoplasmático liso : As células que possuem REL mais desenvolvido realizam intensa atividade de síntese de esteróides, colesterol e triglicérides, armazenam glicogênio ou possuem atividade de desintoxicação. As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e açúcares estão associadas à membrana do REL ou em seu lume. Além disso, o REL tem importante função no controle do Ca2+ intracelular. Nas fibras musculares estriadas, onde a liberação de Ca2+ para o citossol é essencial para o mecanismo de contração das miofibrilas, mecanismos ativos de transporte associados à membrana do REL possibilitam a rápida movimentação do Ca2+ para fora e para dentro de suas cisternas.

O Complexo de Golgi é a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, que se encontra tanto nas células animais quanto nas células vegetais. Esta organela celular se localiza entre o retículo endoplasmático (RE) e a membrana plasmática. A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.

Lisossomos : são organelas celulares que têm como função a degradação de partículas vindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas , ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por cerca de 50 enzimas hidrolíticas, entre as quais se encontram proteases, nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, fosfatases, e sulfatases. Todas essas enzimas possuem atividade ótima em pH ácido o qual é mantido com eficiência no interior do lisossomo. Em função disto, o conteúdo do citosol é duplamente protegido contra ataques do próprio sistema digestivo da célula, uma vez que a membrana do lisossomo mantém as enzimas digestivas isoladas do citosol (essa função é exercida, aparentemente, pelos carboidratos que ficam associados à face interna da membrana), mas mesmo em caso de vazamento, essas enzimas terão sua ação inibida pelo pH citoplasmático causando dano reduzido à célula.

Peroxissomos : São organelas celulares presentes em todas as células eucarióticas, que separa o material genético do citoplasma.

Elas contém catalase (enzima que decompõe a água oxiginada em água e oxigênio), isso ocorre no fígado para desintoxicação do álcool no organismo.

Mitocôndrias: A mitocôndria é uma organela citoplasmática que é responsável pela respiração celular (pode ser comparada como nossas usinas de força (energia), ela é importante para a nossa sobrevivência! Ela é uma organela citoplasmática (tanto animal quanto vegetal).

Sua função é: Quebra as moléculas de glicose num processo chamado de glicólise, ajudando-nos na respiração celular.

3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?

O líquido extracelular é um líquido corporal que se encontra no exterior das células. É justamente neste líquido extracelular que ficam os íons e os nutrientes necessários para que as células mantenham vivas. Enquanto houver o transporte de oxigênio, glicose, aminoácidos, íons e outros, haverá vida célula.

Liquido Intracelular corresponde a 40% do peso corporal, cerca de 28 litros em um adulto de 70 kg.Ele circula entre o sangue, pois atravessa pelos poros das paredes dos capilares sanguíneos garantindo trocas por difusão entre o sangue e os fluidos.

4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

A difusão simples representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. É um transporte sem gasto de energia. Exemplos: água, gases, íons e moléculas pequenas.

Difusão Facilitada Este tipo de transporte também é passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora,assim como na difusão simples, é o gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transportes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com