TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flosofia Serviço Social

Exames: Flosofia Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTÕES

1- O que é o mundo e a realidade?

A realidade é uma busca de confirmação da certeza do que se sente como a dor, o medo, o amor, o desejo. Percebemos o mundo dentro de nós, os nossos cinco sentidos, estímulos que transferem ao cérebro onde é processado, formando a nossa imagem. O mundo que conhecemos resulta de nossas reações á influências externas, Universo de pessoas que em sua totalidade se esforçam para um convívio social saudável, visando na maior parte das vezes o bem estar comum.

2 - O que é ser humano?

Ser racional dotado de razão e inteligência, mas que em certas situações não sabe usar. Possui um corpo físico em evolução, com tendências a ser egocêntrico, porém com capacidade de se relacionar com outras pessoas.

3 - Qual a grande finalidade da vida social?

A vida social faz parte do processo de nossa evolução, relacionamento e convivência. É importante para vários aspectos individuais e coletivos, como o bem estar físico e biopsicossocial. Desde cedo precisamos nos comunicar e nos relacionar socialmente, trocar experiências, caso contrário estaríamos em um total vazio existencial.

4 - O que é ser cidadão?

Ser individual apoiado em seus direitos e deveres, diante de uma sociedade desigual e capitalista, lutando sempre por mudanças e melhorias para uma vida saudável e sustentável. Todo esse processo nos leva a ter uma consciência social dentro do meio em que vivemos, organizando o modo de vida para um convívio saudável, dando ênfase a nossa existência e essência.

5 - Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justifique.

A cidadania nos remete pensar em um conjunto de direitos e deveres que regem nossas vidas e o modo de atuação de um indivíduo na sociedade, lutando por melhores garantias, tanto individuais como coletivas, como direito a liberdade de expressão, igualdade, democracia.

Tendo nós cidadãos condições para tais ações, a qualidade de vida tende a melhorar, pois quando nos valemos dos direitos e fazemos acontecer, o resultado será sempre positivo, é a lei da causa e efeito, onde o retorno será sempre o que de melhor buscarmos. Essa relação está e sempre será ligada uma a outra, criando um vínculo positivo e evolutivo.

05

CONCLUSÃO

Dentro de um convívio social, cada indivíduo desenvolve seu conceito de mundo, realidade, ser humano, vida social, cidadão e qualidade de vida.

Nascemos em um mundo em que somos inicialmente considerados indivíduos, onde dependemos de nossos pais para crescermos e começar a ver a vida como um barco que deverá sempre estar em alto mar buscando novas conquistas.

É nessa realidade que vivemos, tendo que na maioria das vezes nos submeter a situações que nem sempre são favoráveis, como as de emprego, em que passamos por atividades que nem sempre condiz com o que almejamos, mas para uma sobrevivência temos que enfrentar.

Todos somos partes dessa sociedade, onde o ser humano muitas das vezes não é visto com tal valor ou potencial, pertencemos a essa sociedade, mas temos que por meio de nossa identidade nos fazer valer de direitos para uma vida mais integradora.

Em todos os aspectos, político, econômico, sociocultural, financeiro, precisamos mais do que nunca estar atentos às mudanças desta vida social, pois disso depende toda a nossa evolução, que em muitas das vezes se perde por falta de atenção ou participação, prejudicando sempre os mais desfavorecidos.

Sermos cidadão s requer muita habilidade, competência e sabedoria, pois estarmos nessa condição nos lembra de nacionalidade, então todos precisamos nos conscientizar que diante de deveres ainda há direitos e esses sim, fazem valer todo o nosso esforço de sermos cada dia melhor.

Tendo todo esse contexto e complementando essa reflexão com a roda de discussão que tivemos em nosso grupo, verificamos que cada integrante de um grupo de sete pessoas foca em suas respostas o bem estar comum, a realização pessoal, a sobrevivência, agregação de valores e virtudes, as leis que nos regem, a liberdade e a igualdade, o exercício da cidadania que nos leva a inquirir o retorno em termos de qualidade de vida, trazendo para os nossos dias a felicidade intrínseca do bem estar comum.

Para tanto, ao finalizarmos nossa discussão, vemos que o objetivo de cada um é alcançar o apogeu de sua vida pessoal, profissional, social, cultural e financeira, mas que sua subjetividade em cada aspecto aqui mencionado requer grande estudo pois dentro da filosofia vários aspectos são estudados e dentre eles a vida em comum é o que mais importa para que possamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com