TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação

Resenha: Formação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Resenha  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  178 Visualizações

Formação

A sociedade brasileira é formada por duas vertentes

principais, na primeira incluímos a “Cultura Negra” de procedência africana e a “Cultura Indígena”, autóctone. Agrupamos a cultura negra e a indígena na mesma vertente pelo fato de se encontrarem no mesmo nível de desenvolvimento: o ecológico, nestas culturas a sobrevivência gira em torno da adaptação ao meio físico.

Na segunda vertente a cultura Europeia Latina, tem contribuição propriamente ocidental proveniente de Portugal e Espanha.

Por volta de 1870 imigraram outros povos, como os italianos, alemães e holandeses, em busca de trabalho e de uma vida promissora no Brasil.

Somos um povo que surgiu de uma grande confluência, ou seja, o povo brasileiro foi formado, a princípio, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de basicamente três “raças”: o índio, o branco e o negro.

Religião

Durante alguns séculos a religião tem exercido grande influência na sociedade, mostrando sua importância através da sua função moral. O Brasil é um país religiosamente diverso, com a tendência de mobilidade entre as religiões. A população brasileira é majoritariamente cristã (87%), sendo sua maior parte católica (64,4%). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Também estão presentes as quatro denominações básicas do Protestantismo: adventista, batista, evangélica e metodista. No entanto, existem muitas outras denominações religiosas no Brasil, algumas dessas igrejas são: pentecostais, episcopais, luteranas, entre outras. Há mais de três milhões e meio de espíritas (ou kardecistas) que seguem a doutrina

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com