TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formiguinhaz Sobre Uma Visão Marxista

Trabalho Escolar: Formiguinhaz Sobre Uma Visão Marxista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 2

FormiguinhaZ é uma animação cujo foco volta-se ao público infantil. No entanto, adotando-se uma visão crítica acerca do filme, a experiência torna-se interessante até mesmo aos públicos mais maduros, tendo em vista a maneira como alguns conceitos marxistas são abordados.

O conceito de hierarquia fica claro desde o princípio. Na base da pirâmide, encontram-se as formigas operárias, sustentando às demais. Acima, mais robustas, estão as formigas responsáveis pela proteção da colônia, os soldados. No topo da pirâmide, encontra-se a “nobreza”, rainha e princesa, responsáveis pela continuação da colônia, e Mandíbula, o vilão da história e representante do poder vigente.

A estaticidade do quadro social também é evidente. Logo nas primeiras cenas, as formigas-bebês são selecionadas e destinadas a um papel - operário ou soldado - dentro da sociedade, compatível com seus atributos físicos, permanecendo nesta posição durante todo o decorrer de sua vida.

A estória se resume à formiguinha Z, que sonha em quebrar paradigmas e ser algo mais do que um simples operário. Ao conhecer a princesa Bala, imediatamente Z apaixona-se e empenha-se em conseguir uma nova oportunidade de vê-la. Para isso, convence seu amigo soldado a trocar de posição com ele. Contudo, acaba por parar em uma trágica guerra contra os cupins, retornando à colônia como herói e único sobrevivente, o que lhe coloca novamente em face à princesa. Quando Bala o identifica como um operário, inicia-se uma confusão, onde ambos acabam acidentalmente jogados para fora da colônia. Acompanhado da relutante Bala e destinado à prisão, Z parte em busca de Insetopia.

Na colônia, durante a ausência de Z, as formigas, outrora alienadas, identificam neste um revolucionário e, incentivadas, passam a confrontar a hegemonia do sistema. Esta "luta de classes" representa claramente uma ideia marxista: o proletariado luta por seus direitos e busca por uma sociedade justa e equilibrada. Por ser mais numeroso, seus desejos devem prevalecer. O conflito entre os desejos próprios do indivíduo e os desejos da colônia começa a tornar-se evidente.

Ao final do filme, o formigueiro está sendo inundado. As formigas operárias unem-se, formando um elo para se salvarem. A vitória da massa sobre o “poder vigente” fica evidente quando Mandíbula morre afogado, caracterizando a "ditadura do proletariado".

O objetivo do filme é representar o sistema tão criticado por Marx, demonstrando como este manipula os indivíduos, “maquinizando-os”. Os interesses da massa subjugada da população são descartados, voltando-se aos interesses da minoria dominante. Demonstra-se que aquilo que funda e rege a sociedade é o trabalho. A organização social é extremamente dependente deste vínculo, pois, não fosse isto, a vida em sociedade não seria necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com