TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel

Resenha: Froebel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  237 Visualizações

Froebel era um pedagogo que acreditava que o uso do brinquedo na educação,estimulava desenvolvia o movimento sensório motor além de desenvolver a humanização e outras habilidades da criança.O tema sugerido para leitura destaca ao socioconstrutivismo que é uma teoria baseada nos estudos de Vygotsky, que também considera o brinquedo muito importante para educação.O que difere é que para Froebel, a educação deve se desenvolver de forma espontânea, o ensino diretivo só deveria ser usado caso o aluno não desenvolvesse o esperado e para Vygotsky o educador representa a sociedade e interfere no aprendizado na construção de conceitos.

No século XIX, surgiram dois movimentos: pensamento positivista (Conte), e o pensamento socialista (Marx). A diferença entre os pensamentos é que o primeiro tinha uma educação burguesa baseada em fatos reais, no cientificismo com base no desenvolvimento individual e a segunda buscava uma democratização do ensino, pretendendo formar crianças com opiniões próprias.

No iluminismo, o objetivo era tornar a escola livre dos interesses de classes. Dewey defendia a democracia dentro das escolas. O importante era o crescimento físico, intelectual e moral. As crianças pensavam por si próprias e em conjunto podiam decidir o destino do grupo a que pertenciam.

Surge um modelo novo de educação, o construtivismo, onde o objetivo é formar o homem através da interação social. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação e o desenvolvimento do raciocínio.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com