TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento De Filosofia E Educação

Casos: Fundamento De Filosofia E Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 4

ta 6

Considerando que o autor literário capta a realidade pelos seus sentimentos, explorando as possibilidades linguísticas e as manipulando em níveis semântico, fonético e sintático, marque a alternativa que representa a criatividade do autor no nível fonético.

a.

O pai, porém, não gostou da ideia de ver a filha casada com alguém do outro reino, ainda mais que se tratava de um simples camponês como se podia perceber pelos seus trajes singelos. (Sylvia Manzano)

b.

Na água do rio ou do lago que existe na caverna, vivem o bagre-cego, o camarão pitu e o caranguejo tatuí. O bagre-cego se alimenta principalmente das algas trazidas de fora pelo rio. (Neide Simões de Mattos e Célia M. Delmont de Andrade)

c.

A gente ia voltando do recreio pelo corredor, quando ouviu uma chocalhação dentro do armário das vassouras. O Pedro estava lá dentro com a cara ossuda dele enfiada nas penas do espanador, chorando de desmontar. (Stella Carr)

d.

Felínea, Ramana e Ravana formam um trio inseparável. Viajam o mundo participando de concursos de bruxaria, nos quais disputam o título de rainha da feitiçaria. (Heloísa Prieto)

e.

Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. […]/ O lobo ficou chateado. […]/ LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO […] (Chico Buarque)

1 pontos

Pergunta 7

Leia o texto e as afirmações que seguem.

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, em um momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam. Na ocasião, a sociedade se reorganizava e as classes sociais criavam ou redefiniam suas visões da existência e do mundo.

Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa os sentimentos dos descontentes com a nova ordem socioeconômica, isto é, com o capitalismo industrial.

Disponível em <http://educacao.uol.com.br/literatura/romantismo-nasce-o-romance-contexto-historico.jhtm>. Acesso em 4 mar 2014.

A obra de Andersen insere-se no contexto romântico do século XIX, evidenciando características desse período sócio-histórico.

I. Visão de mundo que privilegia a objetividade, elemento essencial ao pensamento romântico, assim como a manifestação de amor à liberdade.

II. Defesa dos direitos iguais, pela anulação das diferenças de classe.

III. Valorização do indivíduo por suas qualidades intrínsecas e não por seus privilégios ou atributos.

IV. Consciência da precariedade de vida, eventualidade de situações.

Está correto o que se afirma apenas em:

a.

I, II e III.

b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com