TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA, FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEORICOS E METODOLOGICOS, CIENCIA POLITICA E FILOSOFIA

Trabalho Escolar: SOCIOLOGIA, FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEORICOS E METODOLOGICOS, CIENCIA POLITICA E FILOSOFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SOCIOLOGIA, FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEORICOS E METODOLOGICOS, CIENCIA POLITICA E FILOSOFIA

Manhuaçu

2013

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SOCIOLOGIA, FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEORICOS E METODOLOGICOS, CIENCIA POLITICA E FILOSOFIA

Trabalho apresentado ao Curso Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as atividades interdisciprinares sobre a orientaçao do tutor eletronico: Renata Simoes

Manhuaçu

2013

Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a questão social no passado estudando os acontecimentos do presente para que possamos ter uma sociedade mais justa no futuro.

DESEMVOLVIMENTO:

Questão social é produto e expressão da contradição entre capital e trabalho. Com o início da revolução industrial na Europa, no século XIX deu se inicio ao complexo da questão social, tendo como fator determinante o empobrecimento da classe trabalhadora.

A classe oprimida inicia-se uma luta politica contra seus opressores, surgindo novos problemas vinculados as modernas condições de trabalho urbano, aparecimento da burguesia e proletariado, introdução de uma nova forma de exploração diferente da escravista e federal.

Um novo modo de produção capitalista exigia concentração e um espaço especifico: as fabricas ; a população operaria passou a se concentrar nos arredores das fabricas formando as cidades industriais.

O rápido processo de urbanização provocou a degradação do espaço urbano anterior, do meio ambiente e a destruição dos valores tradicionais.

As condições da habitabilidade se agravaram surgindo novos problemas tais como contaminação do ar e da agua, exploração do homem com jornada de trabalho de 16 horas por dia, crianças e mulheres eram empregados por salários ultrajantes, além de viverem em precária condições, em sua maioria aglomerado em casas sujas, superlotadas e sem a mínima infraestrutura e saneamento básico, ficando exposto a céu aberto toda sujeira produzida, surgi neste contexto os problemas sociais: doenças, ausência de moradia , prostituição, alcoolismo, epidemias de tifo , cólera e suicídio.

No Brasil o processo de urbanização começa na década de 1940. Com o aumento das atividades industriais nos grandes centros atraindo os trabalhadores rurais que veem na cidade a possiblidade de rendimentos maiores e melhores recursos na área da educação e saúde. O mesmo que aconteceu na Europa começa a acontecer no Brasil, sendo que, a igreja católica exercia um grande poder de coerção sobre o proletariado, obrigando – os a assistir missa e outras liturgias nas vilas operarias mediante salários baixos e condições precárias os trabalhadores reivindicam melhores condições dentro e fora das fabricas sofrendo grandes repressões através de varias manifestações.

A questão social deixa de ser tratada como um caso de policia e passa a ser reconhecida como deficitária da relação entre capital e trabalho, pois os capitalistas reconheceram que não era mais possível dominar pela repressão, pois a mesma gerava prejuízos econômicos. Essas famílias aparecem necessariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com