TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Os Fundamentos Filosóficos Que Permeiam A Educação Brasileira.

Trabalho Universitário: Relatório: Os Fundamentos Filosóficos Que Permeiam A Educação Brasileira.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar quais são as contribuições da Filosofia para a Educação, nos levando a pensar e refletir, despertando em nós o senso crítico, diante dos acontecimentos da sociedade. Além de compreender o importante conceito de Indústria Cultural e as suas conseqüências para a educação.

Através das análises expostas, foi feita uma reflexão sobre a visão de Bourdieu sobre as escolas e a desigualdade do sistema educacional. Cabe a cada sistema de ensino saber executar no Currículo Escolar esses elementos filosóficos que permeiam a educação, para que se tenha uma educação justa e igualitária á todos.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma parcial das atividades práticas supervisionadas da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação que tem por objetivos favorecer a aprendizagem; estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado; oferecer diferentes ambientes de aprendizagem, auxiliar n o desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão, direcionar o estudante para a busca do raciocínio critico e a emancipação intelectual.

Para atingir tais objetivos nos foram propostos desafios indicados por passos a serem percorridos ao longo do bimestre para sua solução.

Nossa participação nesta proposta nos foi essencial para que adquiríssemos as competências e habilidades requeridas em nossa atuação profissional.

Para a elaboração desta atividade nos organizamos em equipe sob a orientação de nossa tutora presencial que fez o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade.

O desafio desta ATPS consiste na elaboração de um Relatório Final sobre os elementos filosóficos que permeiam a educação brasileira.

Relatório: Os Fundamentos Filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

São muitas as contribuições da Filosofia para a Educação, no entanto as dificuldades de implantar esta disciplina no currículo escolar são grandes.

Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, consequentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma.

Ao analisarmos o contexto educacional atual, percebemos que é comum ouvir que a educação está em crise. Na verdade, tal crise não é novidade. No decurso de toda a história da Educação é possível constatar educadores que escreveram sobre tal crise.

Ela não se deve somente ao fator econômico, e sim, à qualidade educacional apresentada.

Historicamente, pode-se ver que a educação vem sofrendo modificações, as quais, por sua vez, visam torná-la mais adequada à realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que é a partir do convívio e da ação do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura.

Sendo assim, constata-se que o senso comum a respeito da educação é o de uma formação fragmentária, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente sem recursos. Enquanto na consciência filosófica acontece o contrário, pois, é uma concepção com total coerência, unidade e articulação. E ainda fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada.

No entanto, compreende-se que a educação está aberta a questionamentos. Por isso, acredita-se que a Filosofia é uma das muitas alternativas para se tentar pensar a educação como instrumento de transformação social. A filosofia sempre esteve presente na educação, dando-lhe direcionamento por meio de seus pressupostos e influenciando as práticas exercidas pelos professores.

São os pensadores da educação que, ao criticá-la, propiciam que ela avance no sentido de buscar a transformação da sociedade. Portanto, cabe a escola desde cedo influenciar na vida do ser humano, tentando o despertar do sono, para assim, acordar, construir e fazer parte de uma sociedade livre para pensar e agir.

Segundo Desidério (2008, p. 83) afirma que “a filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão, sobretudo, vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes. Há outra razão mais profunda”.

Outro entrave em nossa educação é a desigualdade ocorrida no sistema de ensino público. As desigualdades educacionais são realidade no ensino público.

Depois de lermos a reportagem sobre A escola do Futuro, e de vermos a reportagem sobre as condições precárias das escolas públicas em nosso país, nos deparamos com duas situações diferentes, na primeira as condições de ensino são oferecidas dentro de um padrão de tecnologia moderno com professores que refletem sobre a prática pedagógica e uma maneira de conciliar essa prática com as novas tecnologias para assim, garantirem o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias de seus alunos. Na segunda nos deparamos com uma realidade deprimente. Escolas sem a menor estrutura de atendimento aos seus alunos, com comprometimento deste a parte física de seus prédios até mesmo a parte pedagógica onde faltam professores para ministrarem suas aulas.

Pensamos que isso ocorre por falta de planejamento e organização. Também pela falta de aplicação de recursos em educação e a má distribuição de renda de nosso país.

As políticas públicas para a educação devem atender todas as escolas de acordo com suas necessidades, para que não haja discordância no ensino público de nosso país.

Não basta discutir se em um país há o oferecimento da educação, mas sim se esta educação é de qualidade. O bom senso nos sugere pensar que, se uma sociedade muda a escola também deve evoluir conforme a sociedade. Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com