TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO

Por:   •  26/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ADELINE BELLO – RU 553709

PORTFÓLIO – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO

BRUSQUE

2016

INTRODUÇÃO

        Estre trabalho tem por finalidade realizar reflexões de grande importância para a ampliação do conhecimento quanto à formação e prática pedagógicas efetivadas. A aprendizagem desenvolvida nessa pesquisa contribuirá significativamente na formação profissional.

        Neste trabalho serão abordados fundamentos históricos da educação brasileira, na qual estamos inseridos atualmente decorrentes a esse passado do qual não podemos anular e sim aprender com os erros e crescer com os acertos.

        A forma da gestão no âmbito escolar é oque transforma e valoriza a educação fazendo da educação um sonho real na pedagogia, quando bem aplicado, bem administrado e organizado. Serão classificadas as diferenças de gestão compartilha de gestão democrática, e a fala de Dom Pedro I sobre a legislação específica para a escola pública relacionado com gestão compartilhada.

DESENVOLVIMENTO

A prática da gestão democrática é muito comum, mas o que dificulta o andamento das práticas pedagógicas nas escolas é esquecerem o princípio do de uma boa administração. Temos que levar em consideração sobre o que é a educação escolar desde os seus primórdios na presença dos jesuítas.

Sabemos da importância da educação no nosso cotidiano, pois nos humanizamos pela educação, por isso ela é extremamente importante. A educação é uma prática social, uma prática ontológica, histórica, pois há troca entre seres educados, mediados pela sociedade o homem e a natureza.

São muito relevantes os fundamentos históricos, pois a formação de professores precisa ter uma base e ser própria para os tempos contemporâneos, sem desfazer das práticas realizadas no passado para saber como o fazer docente pode dar certo atualmente.

Ao Dom Pedro I em 1827 sugerir a primeira lei de ensino no Brasil, que afirma que o ensino primário deveria ser gratuito e que a instrução dos educandos deveria ser baseada nos métodos de ensino mútuo que tem relação com a gestão compartilhada.

Precisa-se nos dias atuais buscar relação com o passado para conseguir minimizar erros, tal qual foi no inicio, priorizando a elite e se esquecendo das classes predominantes, as massas, precisamos mudar a forma de ver a educação escolar atual, mudando como profissional. Capacitando-os para um ensino de qualidade nas escolas públicas independente dos salários, tem que ser educadores para o futuro.

CONCLUSÃO

O pedagogo por mais que faça uma gestão compartilhada ou democrática, não consegue fazer as mudanças necessárias sozinho, precisa de educadores comprometidos, uma sociedade transformadora, pois o meio onde vive também gera seres humanos de qualidade. Por isso ao olhar historicamente percebe-se que precisa mudar as práticas, inovar, criar na gestão atual para obter resultados de qualidade.

REFERÊNCIAS

GONCALVES, N. G. Constituição histórica da Educação. Curitiba: Intersaberes, 2013. 186 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com