TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO Anhanguera São José dos Campos

CURSO Geografia

Disciplinas norteadoras: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

Flavia Regina de Assis

5969887159

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e

Educação e Diversidade

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA Josy Araújo 

São José dos Campos-SP

01/06/2017

 

 

 

SUMÁRIO 

 

 

 

 

 

 

 

  

1-INTRODUÇÃO........................................................................4  

2-DESENVOLVIMENTO...............................................................5

2.1- JUSTIFICATIVA.........................................................................6

2.2 OBJETIVOS..................................................................................7

2.3 METODOLOGIA.........................................................................8

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................10

 

4-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................  11

 

 

  

 

 

 

1-INTRODUÇÃO

 

      Neste trabalho será apresentado o projeto “Construindo meu Projeto de Vida”, onde os alunos do ensino médio do Colégio Futuro serão induzidos a uma experiência de pesquisa profissional.

      Este projeto será realizado durante o ano letivo e será dividido em quatro etapas:  

 

- Pesquisa interna.

      Os alunos foram submetidos a uma pesquisa em sua primeira semana de aulas por meio de uma folha questionário intitulada descobrindo quem eu sou e do que gosto, onde foram perguntados quais eram seus futuros objetivos profissionais e por quê?

 

-Pesquisa didática.

      Os alunos farão uma pesquisa teórica sobre suas possíveis áreas profissional escolhida.

Os professores auxiliarão os alunos, indicando material de pesquisa.

 

-Pesquisa prática.

        Os alunos irão fazer uma pesquisa pratica em universidades, empresas, entrevistas com consultores de profissões etc.

 

-Apresentação  

       No final do ano letivo os alunos irão apresentar seu trabalho durante uma semana em um stand em um evento anual do bairro ao lado da escola.

2-DESENVOLVIMENTO

 Escola:

      O Colégio Futuro pertence à rede pública. Fica situada no centro do bairro, tem em seu entorno residências prédios e o centro comercial. Como potencialidade do bairro destaca-se a diversidade cultural, bem como espaços de lazer do mesmo, tais como: centro cultural, oficina de artes, feira de artesanato, praças públicas, quadras poliesportivas, dentre outros.

      O Colégio Futuro é constituído de um prédio com dois pavimentos com aproximadamente 650,00 m² mais uma área extra com 1 pátio e 2 quadras. O primeiro pavimento dispõe de secretaria, sala dos professores, sala da equipe gestora, banheiros, cozinha, cantina e 4 salas de aula.

No segundo pavimento estão o restante das salas, totalizando 12 salas de aula, 1 laboratório de informática e uma pequena biblioteca.

Corpo docente do ensino médio:

O colégio possui 28 professores com uma proporção de 33 alunos por professor, todo corpo docente possui formação profissional licenciados em suas respectivas matérias e 40% do corpo possui uma ou mais pós-graduação. 30% dos professores trabalham a mais de 10 anos na escola, 45% a mais de 5 anos e 25% a mais de 2 anos. Em sua maioria não participam de organizações sociais ou político com a comunidade.

Corpo discente do ensino médio:

       Os alunos têm em média 14 a 17 anos de idade, 15% exercem atividades profissionais e 20% fazem cursos em escolas técnicas. Moram com as famílias, cuja renda varia entre 2 e 6 salários mínimos. 50% participam de instituições religiosas. 2% do corpo discente é repetente e há alguns conflitos verbais de gênero.

      O corpo discente é dividido em três turnos:

Matutino- 07h30min h às 12h30min  

Vespertino- 13h00min às 18h00min

Noturno- 18h30min às 22h50min

     Quanto ao que pretendem após a conclusão do ensino médio, as respostas dividem se em trabalhar e continuar os estudos em nível superior conta de todas as questões que são colocadas como fundamentais para que todos os cidadãos brasileiros possam se exercer enquanto cidadão de pleno direito.

2.1- JUSTIFICATIVA

      O momento da definição profissional é gerador de muitas angústias e incertezas uma vez que, provavelmente, passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizermos. Sendo assim, com o propósito de auxiliar os estudantes do Ensino Médio a definirem e escolherem com mais segurança a futura profissão e o curso de graduação mais condizente com suas habilidades e preferências.  

      O artigo 205 de nossa Constituição responde de maneira muito clara: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". Assim, a escola tem como um de seus deveres a preparação para o trabalho. Ocorre que é muito comum percebermos crianças, jovens e adultos em uma sala de aula apenas como estudantes. Especialmente em relação às crianças e adolescentes até os 16 anos sabe-se que, na verdade, seu lugar não é no trabalho, mas na escola, conforme a Constituição de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entretanto quando consideramos a realidade brasileira, muitas dessas crianças e adolescentes começam a trabalhar desde muito cedo. Assim, a escola tanto tem como tarefa a preparação para um trabalho futuro, como também a reflexão e debate em torno da própria situação presente de seus alunos. Muitos deles já estão hoje, no presente, inseridos no mercado de trabalho, tendo começado inclusive antes da idade permitida por lei. Não é apenas para o futuro que a escola deve olhar, é preciso contemplar a situação presente dos alunos em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (259.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com