TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO DE MULHERES MADE

Por:   •  4/3/2022  •  Tese  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]


PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERANÇA

SECRETARIA MUNICIPAL DEASSISTÊNCIA SOCIAL

PLANEJAMENTO SEMESTRAL – ANO: 2017

LÚCIA DE FÁTIMA NUNES DE MORAIS

COORDENADORA DO CRAS

GRUPO DE MULHERES MADE- Mulheres amiga de Esperança.

CIDADE DE ESPERANÇA – PB

Nóbson Pedro de Almeida

Prefeito Municipal

Taiana Honorato Grangeiro

Secretária de Ação Social

_________________________________________________________________

  1. APRESENTAÇÃO:

O Referente Plano de Açãotem como finalidade desenvolver atividades com o público de mulheres residentes no município, de maneira a desenvolver ações socioeducativas e de lazer, de geração de emprego e renda, assim como objetivando o resgate do seu protagonismo,empoderamento e autonomia. O cadastramento será realizado com mulheres em vulnerabilidade social, cadastrada no cadastro único, bem como benefícios do programa bolsa família, e  assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, com o acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF. No intuito de assegurar espaços de fortalecimento, autonomia e participação coletiva, possibilitando relações de afetividade, de respeito mútuo e de confiabilidade, fortalecendo experiências compartilhadas de trocas de conhecimento, assim como contribuindodireta e indiretamente para o fortalecimento de vínculos familiares saudáveis, que venham prevenir situações e ou ocorrências de violência doméstica contra as mulheres.

Nossa metodologia encontra-se embasada na Política de Proteção, Prevenção e Atendimento as mulheres, respaldada no Sistema de Garantia dos Direitos e na Lei Maria da Penha nº11340,de 07 de Agosto de 2006,segundo o que rege os Artigos 2º e 3º.

Art. 2º Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

Art. 3o Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A finalidade do projeto, tem como fundamento, empoderar as mulheres usuárias  da política de assistência social enquanto sujeitos de direitos, uma vez considerando que a maioria dessas mulheres no momento atual,encontra-se em situação de baixa renda e de vulnerabilidade pessoal,social e comunitária  diante das mais várias situações acometidas no âmbito do cotidiano domiciliar. Dentre essas: mulheres vítimas circunstanciais de violência doméstica (psicológica, sexual,  patrimonial e moral), mulheres jovens com situações de gravidez indesejável, situações e ou histórico de dependência de alcoolismo e ou de dependência química não somente por parte da mesma ou de algum ente familiar (companheiro/ filhos /parentes), situação de desemprego, situação de pobreza extrema, transtorno psíquico desencadeado por quadro de ansiedade, violência,  isolamento social e ou de depressão, problemas familiares e ou Intergeracionais, acometimento de doenças, dentre outras situações e agravos já instalados no contexto familiar, que já se fazem presentes no cotidiano dessas mulheres e que desencadeiam diferentes situações de conflitos.

A formação do grupo de mulheres tende a proporcioná-las, momentos de sociabilidade, de formação de novas amizade, de maneira a possibilitar espaços de discussão, de formação e de crescimento através de ações socioeducativas e preventivas, considerando as reflexões das igualdades de gênero mediante as troca de experiências e vivências apresentadas dentro do grupo.

Contudo, a família como núcleo natural é fundamental na sociedade sendo o lugar por excelência de proteção e inclusão social. Nesta perspectiva, os serviços e ações assistenciais devem favorecer o fortalecimento dos laços familiares, oportunizar a criação de espaço na socialização e construção de identidades e permitindoque os grupos se percebem como sujeito da sua própria história de vida, em busca de resgatarem seus valores, sua auto-estima e seu protagonismo social. Onde teremos a intencionalidade de desenvolvermos um trabalho em prol do grupoe de seus familiares, em interface com os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS/PAIF, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos bem como com as demais políticas públicas locais. Uma vez, estabelecendo o fortalecimento da Rede de Atendimento à mulher em âmbito local,que possa desenvolver atividades que venha garantir e fortalecer o vinculo familiar, social e comunitário dessa mulheres.

  1. OBJETIVOS GERAIS

  • Proporcionar a interação dos grupos de mulheres do CRAS, às atividades relacionadas a estimular a capacidade das mesmas.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Acolhimento e escuta humanizada no âmbito da identificação das necessidades individuais e das famílias;
  • Favorecer trocar experiências e conhecimentos mútuos, assim como fortalecer os vínculos familiares;
  • Ofertar os serviços de Proteção Social Básica de assistência social às mulheres e entes famílias;
  • Prestar informações e orientações para as mulheres quanto aos serviços ofertados pela rede socioassistencial;
  • Proporcionar e estimular os grupos a conhecereme acessar seus direitos no âmbito da Política de Saúde, Educação, Assistência Social, através dos serviços de referências;
  • Desenvolver atividades de recreação, lazer e de formação profissional que proporcione empoderamento assim como o protagonismo das mulheres.
  • Viabilizar atividades,norteadas acerca dos diversos políticos ofertados no município.
  • Realizar palestras socioeducativas, cursos e oficinas de geração e emprego e renda.
  • Encaminhar as demandas apresentadas pelo grupo, a “Rede de Proteção Especial”, diante de situações que impliquem na violação de seus direitos fundamentais. Como também  a todos órgãos  e equipamento inerentes as necessidades elencadas,
  • Realização de atividades socioassistenciais com foco na qualidade e bem estar das famílias, grupos e indivíduos;
  1. PÚBLICO ALVO
  • Mulheres de faixa- etária acima dos 18 anos cadastradas no cadastro único para  Programas sociais e famílias beneficiarias do programa Bolsa Família.
  1. METAS
  • Atendimento Humanizado as Mulheres na Instituição.
  • Assistir um número significativo de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social;
  • Proporcionar espaços que incentivem e motivem a descoberta de habilidades, formação e capacitação continuada de maneira a tornar-se geradora de renda e de sustentabilidade familiar;
  • Proporcionar momentos de reflexão, socialização, interação e integração compartilhada visando o bem comum;
  • Orientação Psicossocial a família e indivíduos;
  • Acompanhamento e controle dos encaminhamentos realizados;
  1. METODOLOGIA        

O Plano de ação busca desenvolver ações para melhoraria da qualidade de vida das mulheres assistidas no CRAS. Onde os técnicos de referência buscarão desenvolver atividades sociais educativas e de  assistenciais junto as usuárias.    Pretende-se ainda envolve-las em dinâmicas de grupo, assim como em vivências que serão realizadas em momentos específicos no decorrer das reuniões semanais.

As palestras terão âmbito educativo fazendo com que as usuárias tenham um aprendizado significativo e que possam interagir entre si durante as reuniões participando ativamente desses momentos, podendo assim compartilhar,histórias de vida, experiências e aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com