TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes e o estado de natureza

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

A realidade humana antes da sociedade civil, não possuía regras, leis e punições, o que ocasionava da falta de segurança, pois cada pessoa lutava pelo o que queria e era responsável pela sua própria segurança, sem se importar em beneficiar ou maltratar alguém, pois não existia noção certo ou errado. Com isso, existia uma legião de pessoas individualistas e egoísta, sem o mínimo de pensamento no próximo.

 O Homem vivia no estado de natureza, não de modo alienado, cheio de regras, ordens e padrões, mas de modo que favorecesse seus interesses próprios, era guiado pelos sentimentos (raiva, inveja, desejo) e sentidos (fome, dor), sem reprimi-los, como a agressividade aumentar pelo medo que sentiam de sofrer ou morrer, na mão de um inimigo, que também era um alguém igual a ele, da mesma espécie, e com o mesmo pensamento individual e os mesmos medos.

Thomas Hobbes, um grande filosofo do século XVII, defendia a teoria que o estado de natureza é agressivo. Com um ser humano individualista, egoísta, e sempre se mantendo em luta, assim tomando decisões extremas para defender sua integridade e seus interesses próprios, mesmo que isso signifique exterminar outros humanos. Com isso, surge uma espécie de seleção natural cujo o mais forte sobrevive, fazendo com que a única lei seja a força. A partir disso Hobbes disse que “O homem é o lobo do homem”, ou seja o homem é seu próprio predador.

O contrato Hobessiano tem como objetivo o equilíbrio, e a sociedade unida, porem para isso ele é necessário que todos abandonem seus estados de natureza, e o abandono da liberdade individual para o bem coletivo. E em troca recebem a segurança, podendo viver em paz sem precisar se preocupar com o risco de morte. E a partir disso, os cidadãos elegem um governante que se responsabilize pela segurança de todos, formando leis e exército. Defendendo todos de ataque internos e externos. Oprimindo e punindo todos que tentarem quebra a paz.

Dessa forma é possível controlar o estado de natureza de todos, pois as pessoas vão viver sem medo de ataques, mas com medo de atacar, pois se atacarem serão punidos, oprimidos, reprendidos e julgado por todos. Porem para que tudo dê certo é necessário um governo e governante capais de amedrontar a todos, pois se não for possível o controle a sociedade pode ser tomado, tanto por alguém de fora quanto por alguém da própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com