TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e Sociedade

Por:   •  25/3/2016  •  Exam  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

1. Por que dizemos que, em seu início, a Antropologia serviu a interesses colonialistas?

Porque na época colonialista,havia movimentos de expansão de fronteiras das nações.A medida que as nações poderosas expandiam seus domínios, a Antropologia também ia se ampliando,trazendo conhecimento sobre povos distantes, mesmo durante o século XX, e com esses conhecimentos os coloniais procuravam reforçar o modelo político e econômico transformando as populações de outros continentes em consumidores de produtos e mão-de-obra.A Antropologia também esteve ligada ao poder sendo utilizada inclusive como fonte de conhecimento sobre o inimigo durante as guerras.

2. O que é o determinismo biológico? Como ele afeta ainda hoje o pensamento social sobre a cultura? Qual a crítica que as ciências sociais fazem a este pensamento hoje?

Determinismo Biológico é a teoria que afirma que o agir do ser humano é determinado por características biológicas, vou seja, as diferenças de cada ser humano são determinadas pela genética.

O que hoje se aceita é que esses fatores são importantes sim, para o ser humano,suas relações e para sua vida, porém não são determinantes.

As pessoas agem de formas diferentes, tem pensamentos diferentes por causa da educação que recebem e da cultura que as influenciam e por isso as ciência sociais discorda dessa tese.

3. O que é o determinismo geográfico? Como ele afeta ainda hoje o pensamento social sobre a cultura? Qual a crítica que as ciências sociais fazem a este pensamento hoje?

É a teoria que trabalha com a idéia de que o meio ambiente em que as populações se desenvolvia sofriam influencias no comportamento do individuo, ou seja, costumes, mentalidades, valores e tradições.

Mesmo tendo sido desacreditado pela ciência ainda existe populações com a visão de mundo do senso comum, onde faz parte do nosso dia-a-dia encontramos pessoas que acreditam que o clima, a vegetação, os animais influenciam no comportamento humano.

Assim como na teoria Determinista Biológica a teoria Determinista Geográfica todas as ciência da sociedade discordam dessas teses e procuram demonstrar que na maior parte das vezes a biologia e a geografia influenciam certos comportamento, mas não determina o comportamento do ser humano.

4. O que é socialização?

A Socialização pode ser definida como um processo não apenas para a integração na sua sociedade, mas também para a continuidade dos sistemas sociais.É através da socialização que desenvolvemos os sentimentos coletivo da solidariedade e da cooperação, hábitos em relação à crenças, hábitos de alimentação e vestuário, ou seja tudo que compartilhamos ao viver em sociedade além de ser uma assimilação de hábitos de seu grupo social.

5. O que é cultura para o senso comum? E para as ciências sociais? Qual a diferença entre usarmos uma ou outra perspectiva?

No senso comum cultura é ter conhecimento como: educação, títulos acadêmicos saber falar varias línguas (idiomas),etc.

Para as ciências sociais cultura é a forma de viver de cada sociedade, tentando compreender o que acontece em cada cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com