TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iara e a arca

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

O livro iara e a arca da filosofia nos mostra o grande valor que as correntes filosóficas tem para a construção de um mundo melhor.  A historia tem como personagem principais a humana, iara, e o lêmure, Filolau, este o responsáveis pelo ensinamentos filosóficas para a menina.

O ponto de partida dos ensinamento do lêmure  é ver alem do que se enxerga,” parar entender as coisa não basta a definição”, necessita-se de perguntar o por que das coisa, criticidade, não aceitar do jeito que nos vemos , pensamento ingênuo.  O exemplo utilizado por Filolau para ensinar iara, foi a barrinha de chocolate, onde eles foram alem do que se come,  mostrando-a  todo o procedimento, desde a plantação do cacau até a industrialização do mesmo, alem de adentrarem na história do chocolate .  Com isso ela aprende que para procurar a essência,  é necessário superar fenômeno, separando o conhecimento verdadeiro da opinião publica; e que todo pensamento é resultado de uma historia.

Outro ensinamento do lêmure-guia  foi a diferença entre inteligência e sabedoria, já que Iara queria saber por que foi a escolhida, para ganhar o conhecimento da arca da filosofia.  Filolau a explica que nem sempre um ser muito inteligente,que detém um vasto conhecimento , é datado de sabedoria, pois  ele  não é capaz de interligar seu conhecimento com  o mundo real , não faz a reflexão do seu saber e não imagina as conseqüências do seus atos.  Um exemplo deste ensinamento é  E.U.A , que fez a bomba atômica, onde  precisou de muita  inteligência, mas ao jogar as bombas em duas cidades do Japão, matando mais de 150 mil pessoas, não foi uma atitude sabia.

O encontro de iara com Heródoto nos ensina que é necessário ter vontade de aprender, na confusão de idéias pode se encontrar a sabedoria e que em qualquer lugar pode haver grandes ensinamentos. Alem disso, Heródoto  nos passas que quando o conhecimento vira uma verdade absoluta inquestionável , se transformam  em dogmas. Fazendo com que não haja reflexão sobre ele, e desta forma se perca toda a sua essência.

Quando a idéia mostrada pelo lêmure Ricardo, no seu discurso no conselho da duas vilas , nos evidencia a transcendência da ciência nos dias atuais. Já o discurso da iara ,no conselho, nos faz refletir sobro o que é verdade, e se há algum modo exato de buscar a verdade, já que só é verdade, de acordo com Ricardo , o que é provado. Entretanto nem tudo  é provado, nem mesmo essa idéia de que a verdade tem que ser provada.

O bate papo de iara com os guardiões da terceira barreira, os pavões, traz a tona um grande problema da nossa sociedade, estamos taxados em apenas reproduzir idéias, e não de ir em busca do entendimento delas,  de refletir sobre, como é mostrado nas falas dos pavões:

        “  Enterde... mas, o que é entender? Como poderíamos definir o entendimento? Pra que nos preocuparmos em um texto, se conseguimos sentir sua beleza, se podemos nos dedicar com seus conceitos e repeti-los para aqueles que nos ouvem? ...”

        “ Como diz Montesquieu:   quanto menos os homens pensam, mais eles falam.”

As atitudes dos pavões mostra que  vivemos em uma sociedade reprodutora, não pensadora, como Filolau ensina Iara a ser.  Estamos em um mundo de grande alienação, dominados pelos poderes de Pwyll, onde quem pensa esta errado e quem reproduz esta certo, a parada é dizer : “ au ! ”.

O lêmure-guia nos explica, no contexto em que eles estão mostrando a verdade da Vila dos cães de Pwyll para Iara, o que é consciência alienada :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com