TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia

Trabalho Escolar: Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  1.488 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

NOME CRISTIAN MUNIZ CANTALEJO

RA 6618350090

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Setembro 2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 03: Filosofia Contemporânea

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Filosofia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

Setembro 2013

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

1 Ideologia.

É um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade. A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das ideias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de ideias e opiniões de uma sociedade. Karl Marx, pensador alemão, desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia, na qual concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual. Nessa divisão, surgem os ideólogos ou intelectuais que passam através de ideias impostas a dominar através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade. Contudo a ideologia (falsa consciência) gera inverte ou camufla a realidade, para os ideais ou vontades da classe dominante. Depois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx (Karl Korsch, Georg Lukács), outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", inclusive alguns pensadores que se diziam marxistas, tal como Lênin. Alguns explicam isto graças ao fato do livro A Ideologia Alemã, de Marx, onde ele expõe sua teoria da ideologia, só tenha sido publicado em 1926, dois anos depois da morte de Lênin

(Fonte: Marx, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 2002.)

2-

Segundo Paulo, ideologia é algo que vem na frente o que mais aparece é parente próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com