TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia

Tese: Ideologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Ideologia?

Como disse cazuza em uma de suas musicas “ideologia eu quero uma para viver!”

Ideologia é o que move os seres humanos e até nações inteiras estudando e afirmando (em algumas vezes impondo) suas idéias.

O termo idéologie (ideologia) foi criado foi criado em 1801 entre a revolução francesa por Destutt de Tracy (conde de Tracy) que vinha a ser a ciência das idéias.

(Antoine-Louis-Claude Destutt, o conde de Tracy (Paris, 20 de julho de 1754 — Paris, 10 de março de 1836), foi um filósofo, político, soldado francês e líder da escola filosófica dos Ideólogos.)

Hoje o termo ideologia possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica

- Neutra:

sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.

- Critica:

concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Já temos o termo e seu significado mais as duas concepções, agora junte isso ao meio social e suas nescessidades, o momento da historia em que a ideia foi criada e sustentada e o mais importante o idealizador sua indole e seus propositos, porem vale lembrar que alguns seguidores de uma ideologia tende em dado momento distorcer a ideia original em favor proprio exemplo as cruzadas. O termo Cruzada surgiu porque seus participantes se consideravam” soldados de Cristo” (Ao pregar e prometer a salvação a todos os que morressem em combate contra os pagãos), mesmo para os mais leigos Jesus Cristo não pregava a salvação por meio de ser morto ou matar em uma guerra.

Seguindo o pensamento a ideologia pode ser uma arma de grande teor destrutivo um exemplo básico é a ideologia nazista na segunda guerra mundial encabeçada pelos discursos de Hitler que tinha um poder de oratória ao qual prendia, formava e forma opiniões de pessoas e multidões ate hoje!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com