TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia Alemã

Artigos Científicos: Ideologia Alemã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

O Imperialismo-fase superior do Capitalismo,V.I.Lênin

O desenvolvimento do capitalismo e sua tendência para a concentração da produção e do capital em grandes empresas que engolem as menores, engendrou na segunda metade do séc. XIX, sua fase mais avançada e superior:o Imperialismo,que tem como características principais a formação dos monopólios nos diversos ramos da economia,a dominação da oligarquia financeira(bancos e capital industrial),o acirramento de uma disputa entre os paises imperialistas pela hegemonia na Europa,a partilha do mundo entra as associações de capitalistas,e a partilha do mundo entre as grandes potências (neocolonialismo). Lenin analisa que o modo de produção capitalista passou por importantes transformações no final do século XIX, primeiro desenvolveu-se sob as determinações do desenvolvimento dos cartéis, depois os cartéis passaram a fazer parte da economia, como elementos inelimináveis que estruturavam a base econômica da sociedade. Os cartéis seguram ainda para uma nova fase, que era a fase dos monopólios:

Inicia-se uma transformação profunda com o craque de 1873, ou, mais exatamente, com a depressão que se lhe seguiu e que - com uma pausa quase imperceptível em princípios da década de 1880 e com um ascenso extraordinariamente vigoroso, mas breve, por volta de 1889 - abarca vinte e dois anos da história econômica da Europa.» «Durante o breve período de ascenso de 1889 e 1890 foram utilizados em grande escala os cartéis para aproveitar a conjuntura. Uma política irrefletida elevava os preços ainda com maior rapidez e em maiores proporções do que teria acontecido sem os cartéis, e quase todos esses cartéis pereceram ingloriamente, enterrados «na fossa do craque». Decorrem outros cinco anos de maus negócios e preços baixos, mas já não reinava na indústria o estado de espírito anterior: a depressão não era já considerada uma coisa natural, mas, simplesmente, uma pausa antes de uma nova conjuntura favorável.

Durante as primeiras fases de desenvolvimento dos cartéis, ao mesmo tempo em que se desenvolvia a partilha do mundo entre as potencias, os atritos mesclavam-se com períodos de possíveis equilíbrios temporários. A primeira fase do imperialismo é uma corrida de velocidades. A determinação era instalar-se no Maximo de territórios possíveis para conseguir mercados e vantagens comerciais. A segunda fase é quando o mundo já foi partilhado. A partilha reflete equilíbrio conjuntural de forças, mudando-se as relações políticas e o equilíbrio econômico-politico, muda-se a distribuição das colônias. Muda-se os donos. (ligar com a relação entre os bancos e as industriais.) A segunda fase, determinadas por nichos de colonização, combina-se com a fusão do capital industrial com o capital bancário, que forma o capital financeiro e o imperialismo propriamente dito, que busca sempre invadir novos nichos de mercados, destruindo frações mais fracas do capitalismo. A primavera árabe é um exemplo de uma crise que se desdobra no terreno econômico e se desdobra na superestrutura política. Inicialmente o imperialismo era apenas uma forma política, depois torna-se uma forma de existência, um modus operandi do capitalismo.

E o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com