TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia. PROCEDIMENTOS DE IDEOLOGIA

Projeto de pesquisa: Ideologia. PROCEDIMENTOS DE IDEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA ESTADUAL BOLIVAR TINOCO MINEIRO

Ensino Médio Disciplina de Filosofia

Beatriz Mendes Pereira

IDEOLOGIA

Belo Horizonte

2014 

Beatriz Mendes Pereira

IDEOLOGIA

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia,

da Escola Estadual Bolívar Tinoco Mineiro.

Orientador: Diego de Lima Diaz

Belo Horizonte

2014

Melhor um princípio que não é aceito por ninguém, do que uma falsa ideologia de vida em que você engana a si próprio!

(Samuel Santana Silva

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

1 A IDEOLOGIA................................................................................................03

2 OS PROCEDIMENTOS DA IDEOLOGIA.......................................................03

REFERÊNCIAS.................................................................................................05

Introdução

O que é ideologia? “Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos”. “A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.”Essas ideias são valores que os homens criam segundo as suas condições materiais de existência. E esses valores são criados com um fim bem específico, que não é o de explicar a realidade, mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção. Daí deriva a noção de Ideologia.

Para Marilena Chauí ideologia é o resultado de uma elaboração intelectual sobre realidade, feito pelos pensadores ou intelectuais da sociedade, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe dominante de sua sociedade. Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum é a ideologia.

INTRODUÇÃO

O presente texto busca apresentar o conceito de ideologia apresentado por Marilena Chauí no livro “Iniciação à Filosofia” publicado pela Editora Ática em 2010.

Primeiramente apontaremos o conceito e suas funções. Em seguida, detalharemos os procedimentos elencados pela autora destacando os termos “inversão”, “imaginário social” e “uso do silencio” na Ideologia.

1 A IDEOLOGIA

Segundo Marilena Chauí, ideologia é “o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe dominante de sua sociedade”.

É a partir da ideologia que os pontos de vista, as opiniões ou ideias de uma determinada classe social se tornam imperativas para as demais já que a “alienação social” cria “explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida”.

Chauí aponta que a função principal da ideologia é “ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas dando-lhes a aparência de indivisão social e de diferenças naturais entre os seres humanos.”

A autora destaca que a indivisão social das classes nos leva a crer que somos todos iguais já que integramos a ideia de “humanidade”, “nação” “raça”. Da mesma maneira que “as diferenças sociais, econômicas e politicas” são justificadas por diferenças individuais dos talentos e capacidades. Ou seja, a “produção ideológica da ilusão social” faz com que as classes sociais aceitem as condições em que vivem, sem discussão, fazendo com que tudo pareça normal, desconsiderando as contradições políticas, econômicas e sociais. É a partir da ideologia que os sujeitos são levados a crer que o seu papel na sociedade já esta determinado e que a transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com