TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência das Ideias Aristotélicas nos Cursos de Física Contemporâneos

Por:   •  10/5/2019  •  Artigo  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

Influência das ideias aristotélicas nos cursos de Física Contemporâneos

1. Elementos históricos da evolução da Mecânica a partir do séc. VII a.C., até Aristóteles

Analisaremos o desenvolvimento das ideias básicas da Física, em particular da Mecânica ao longo de quase 2.500 anos.

Apesar de ser um intervalo de tempo muito pequeno, no que se refere a evolução do Planeta e a dos seres vivos, representa um crescimento significativo da cultura humana.

Está claro, que nos dois últimos séculos e nas recentes décadas, o desenvolvimento científico-técnico, é incomparavelmente superior.

A partir dos registros da literatura que se refere a esta época, destacam-se dois grandes núcleos de cultura, nos quais se apresentam concepções dignas de ser consideradas.

1.1 – China – Índia

No séc. VII a.C.,I. Tsin expressa ideias relacionadas com o yan e o yin, incluindo o primeiro ao Sol, a luz e ao princípio da masculinidade e, o segundo a Lua, as trevas e a feminilidade.

Sua principal teoria se baseia nas percepções sensoriais, sem deuses e imortalidade e, nos quatro elementos primordiais: terra, ar, água e fogo. Não analizam o éter e similares, que não pode ser percebidos pelos sentidos.

Posteriormente aparecem outros elementos: água, fogo, madeira, metal, terra, relacionando-os com os órgãos dos sentidos (olfato, gosto, visão e tato). Declara-se que o éter penetra em tudo mas não é precebido diretamente.

Aceitam-se quatro substâncias imateriais: tempo, espaço, alma e inteligência, reconhecendo-se outras vinte e quatro mais, entre elas: grandeza, número, peso, fluidez etc.

Já no séc. IV A.C., Lin Tsi diferencia o infinito do ilimitado, e relaciona os elementos primordiais com as estações do ano e os pontos cardeais.

Nesta época, Lao-Tse apresenta o Tao, que é a necessidade natural (base), e o Te que é a manifestação dessas necessidades.

No séc. III a.C., Yan Chu se refere a leis naturais independentes do céu e divindades. Apresenta também expressões de atomismo, considerando um mínimo de dois ou três átomos para que possam ser percebidos pelos sentidos (Sensualista).

1.2 – Egito – Grécia

Thales de Mileto (624-548 a.C., baseando-se em ideias dos egípcios, desenvolveu a Geometria, libertando-se do mítico que imperava. Vê na água (três estados de agregação estáveis), o princípio (arché).Anaxímenes refere-se ao ar concentrado: vento, nuvens, água, terra e o ar dilatado: fogo.

Heráclito vê no ar o infinito e diz que os raios são evaporações que se inflamam, e os relâmpagos, nuvens que se apagam e se incendeiam.

Neste sentido, Xenófanes se refere ao Sol como nuvens inflamadas.

Anaximandro e Heráclito pregam a infinitude do espaço e dos astros, e da não criação do tempo. Concebem tudo em movimento com caráter cíclico (tudo flui – pantha-rei).

Leucipo e Demócrito (470-400 a.C.) elevam as bandeiras do atomismo: vazio infinito, com infinitos átomos. O número de formas não é infinito, porém tão grande como se queira. Referem-se a átomos simples e indestrutíveis, em incessante movimento, propulsando-se em colisões. O movimento é resultado, as diferenças podem ser quanto a ordem, posição e formas. Admitem uma inteligência superior e expressam as primeiras ideias do que hoje conhecemos por conservação,

Mais adiante Zenão de Eléia se caracteriza pelos paradoxos e aforias, e se interessa pela continuidade espaço-temporal.

Sócrates (470-399 a.C.) admite uma mente superior e, conclama a porem os pés na terra, os pensadores da época.

Platão (427-347 a.C.) é um idealista subjetivo e radical, para ele a ideia é o máximo, e a impõe às sensações, que segundo ele, estão plenas de imperfeições.

1.3 - Aristóteles (384-322 a.C.)

Sábio de uma vastíssima cultura que exerce uma forte influência no mundo científico da época.

Baseia suas conclusões nas observações e explica que conhecer, significa contar as causas.

Reconhece a Física como causas e movimentos. Entre as causas, privilegia a material, formal, eficiente, final e adicional.

Considera a perfeição por ponto de vista teológico.

Classifica o Universo em sublunar e supralunar

1.3.1- O mundo sublunar de Aristóteles.

A matéria está composta pelos quatro elementos primordiais: água, terra, fogo e ar. O movimento natural dos primeiros é o chão (embaixo), sendo que o do fogo e do ar é acima.

A Física aristotélica é animista, quer dizer, os corpos tem movimentos por si mesmos, buscando a perfeição e sua plena satisfação.

Classifica os movimentos locais em retos, circulares e mistos, e defende a necessidade de uma força para manter um corpo em movimento, portanto, o repouso é o estado natural da matéria.

Define a força como um empurrão ou puxão, que é a causa do movimento.

Com relação a velocidade, determina que deve haver sempre um espaço percorrido e, uma quantidades de tempo transcorrido. Não pensa a velocidade como uma relação entre ambas as grandezas. No geral, não se apoiou nas matemáticas para expressar suas ideias.

Sabendo isto, determinou: V α F/R

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com