TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao A Engenharia

Ensaios: Introducao A Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

O ser humano, desde seus primórdios busca desvendar os mistérios a sua volta para sua própria satisfação e/ou uso destes afim de melhorar seu modo de vida.

A ciência e a tecnologia atuais tendem a tornar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Estão vinculados ao benefício imediato.

Toda atividade profissional tem um amplo componente de projeto que é considerado uma arte, não uma ciência. Uma ciência provem de leis, as quais ás vezes podem até ser escritas em forma matemática. Ela diz como as coisas devem ser, quais restrições devem satisfazer. Uma arte provém de heurística (conjunto de regras e métodos que visam a descoberta, a invenção ou a resolução de problemas (aurélio)), regras empíricas (baseado na experiência (aurélio)) e da “intuição” para procurar coisas novas que atendam certos objetivos e ao mesmo tempo satisfaçam as restrições da realidade.

A missão do engenheiro é encontrar soluções para problemas técnicos. Para tanto, ele se baseia em conhecimentos das ciências naturais e da engenharia e leva em conta as condicionantes materiais, tecnológicas e econômicas, bem como as restrições legais, ambientais e aquelas impostas pelo ser humano. As soluções precisam atender aos objetivos prefixados e autopropostos. Na busca dessas soluções, o engenheiro (com suas ideias, conhecimento e talento) determina características técnicas, econômicas e ecológicas do produto perante o fabricante e o usuário.

Dizemos que ciência é uma questão de aproximação sucessiva e crescente da realidade. Nunca a esgota, seja por razões logicas, seja por razoes sociais.

A ciência que queremos é aquela dos nossos sonhos, capaz de produzir conhecimento e pratica que garantem uma sociedade habitável, menos conflituosa, menos desigual.

A ciência é principalmente o questionamento inesgotável de uma realidade reconhecida também como inesgotável.

Em meados do século XVIII, para o filosofo e matemático Christian Woff, “tecnologia é a ciência das artes e das obras de arte”. Já no fim do século, G.F.Lamprech afirma que “a tecnologia é a ciência que ensina a forma e a maneira como se há de trabalhar, por meio da técnica humana, os produtos brutos da natureza, tendo em vista as necessidades da vida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com