TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo De Filosofia

Trabalho Escolar: Introdução Ao Estudo De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

O curso de introdução da filosofia é a forma de se inicia na compreensão do modo de pensar, ter o senso comum de determinadas coisas. É o despertar de um conhecimento, é ter uma visão ampla, é ver as coisas com clareza com conhecimento. A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionadas à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem. A filosofia se distingue da mitologia e da religião, por sua ênfase em argumentos racionais e por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos.

É como a definição e a ação de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral. Começa-se a distinguir entre Filosofia e religião e até mesmo opondo uma à outra, pois ambas possuem o mesmo objeto (compreender o universo), mas, entretanto a filosofia faz através do esforço racional, enquanto a religião por sua confiança que é a Fé.

A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural e a realidade histórica-social tornam-se estranhas, espantosas, incomparáveis e enigmáticas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não no podem satisfazer. Ou seja, a Filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das idéias, dos discursos e das práticas. Assim também a Filosofia tem interesse quando sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos e artísticos estabelecidos se envolvem em contradições internas ou contradizem-se aos outros e buscam transformações e mudanças cujo sentido ainda não está claro e precisa ser compreendido.

O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de idéias e significações, sejam provocadas e demonstradas racionalmente.

Quando se inicia o estudo da Filosofia somos imediatamente levados a buscar o que ela é. E primeiro espanto surge em não ser apenas a definição da Filosofia e sim várias, e ao perceber que além de várias, as definições não parecem poder ser reunidas numa só e mais amplas. E com a primeira aproximação nos mostra pelo menos quatro definições do que seria a Filosofia: Visão do Mundo, Sabedoria de Vida, Esforço racional para conceber a Universo como uma totalidade ordenada e adotada de sentido, Fundamentação teórica e críticas dos conhecimentos e das práticas.

A Filosofia não é ciência: é uma reflexão críticas sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e as formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia. Não é política, mas interpretação, compreensão do que seja o próprio tempo. Conhecimento do conhecimento e da ação humanos, conhecimento da transformação temporal dos princípios do saber e do agir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com