TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podemos Considerar Filosofia Politica Como Estudo Da Politicagem ?e Porque

Artigos Científicos: Podemos Considerar Filosofia Politica Como Estudo Da Politicagem ?e Porque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  795 Visualizações

2. Referencial Teórico

2.1. Pesamento político segundo a periodização da história universal

Antes de abordar a questão acima supracitada é importante falar do conceito da Filosofia Política assim como de conceitos a este pertinente.

2.2. Filosofia Política

A filosofia política pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida colectiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família. (Às vezes, é feita uma distinção entre filosofia política e social, mas vamos usar "filosofia política" num sentido amplo para incluir tudo).

Os filósofos políticos procuram estabelecer os princípios básicos que, por exemplo, justificam uma forma particular de Estado, mostram que os indivíduos têm certos direitos inalienáveis, ou digam-nos como

recursos de uma sociedade material devem ser partilhados entre os seus membros. Isso geralmente envolve análise e interpretação de idéias como liberdade, justiça, autoridade e democracia e, em seguida, aplicá-las de forma crítica às instituições sociais e políticas que existem atualmente. Alguns filósofos políticos tentaram, principalmente para justificar o regime vigente de sua sociedade; outros retratos pintados de um estado ideal ou um mundo ideal social que é muito diferente de tudo o que temos até agora mais experientes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com