TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JEXPOSIÇÃO DE IDEIAS E TEORIAS

Por:   •  28/5/2015  •  Bibliografia  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

EXPOSIÇÃO DE IDEIAS E TEORIAS

Na sua juventude, Joule começou a estudar o calor liberado por uma corrente elétrica fluindo em um condutor. Em 1840, estabeleceu a lei que relaciona à corrente elétrica e a resistência de condutor ao calor transmitido, tal teoria ficou conhecida como “Lei de Joule”.

Na mesma época, um médico chegou à ideia de conservação de energia, mas não de forma tão clara e precisa como Joule fez. Outros físicos contribuíram para a descoberta de Joule, como W. Thomson e Helmholtz.

Em 1843, Joule desenvolveu a relação de equivalência entre o trabalho mecânico e o calor. Para isso, mediu a variação de temperatura num recipiente cheio de água, agitada pela rotação de pás acionadas por polias e massas em queda.

Através das teorias citadas acima, Joule contribuiu decisivamente para o estabelecimento da lei da conservação de energia, identificada como a Primeira Lei da Termodinâmica.

Joule e Thomson trabalharam durante 7 anos em vários experimentos, principalmente a respeito do Efeito Joule-Thomson, no qual quando um gás se expande, a temperatura cai, esta descoberta ajudou no desenvolvimento de máquinas de refrigeração anos depois. Este fenômeno, também é conhecido como efeito térmico, que é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores e quanto maior a vibração, maior será a energia liberada.

A equação que expressa o Efeito Joule é dada por:

Q = I2*R*t

em que:

Q é o calor gerado por uma corrente constante percorrendo uma determinada resistência elétrica por determinado tempo.

I é a intensidade da corrente elétrica que percorre o condutor com determinada resistência R.

R é a resistência elétrica do condutor.

t é a duração ou espaço de tempo em que a corrente elétrica percorreu ao condutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com