TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como adquirir conhecimento por intermédio da experiência: John Stuart Mill

Por:   •  16/3/2016  •  Monografia  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 4

Adriana Oliveira dos Santos

Fátima Victória Cândido Silva

Jade Rodrigues Dionízio

Thalia Carvalho Reis

Empiristas e associacionista britânicos - Como adquirir conhecimento por intermédio da experiência:

John Stuart Mill

Itatiba

2016

John Stuart Mill (1806-1873)

John Stuart Mill nasceu em Pentónville, Inglaterra, no dia 20 de maio de 1806. Seu pai, James Mill, era um filósofo escocês que buscou dar uma rígida disciplina e educação a ele. James seguia a visão de Locke de que a mente era uma folha em branco para registro das experiências, por isso estabeleceu um intenso e ininterrupto programa de estudos para John, com o objetivo de preencher sua mente de conhecimentos e não deixar espaço para a preguiça.

Por conta disso, aos 3 anos, John já lia Platão no original em grego e aos 12 conhecia todo o currículo universitário padrão de sua época, dominando Matemática, Lógica e História. Em 1823, seu pai o levou para trabalhar na Companhia das Índias Orientais e seu fanatismo pelo trabalho era espantador. Com 18 anos já começou a elaborar seus primeiros textos e se autodescrevia como uma “máquina lógica”. Entretanto, aos 21 anos passou a não ver razão para sua existência, se afundando em depressão.

Vários anos se passaram antes que ele recuperasse sua autoestima e Mill atribuía aos seus pais a culpa por seu sofrimento. Queixava-se de não ter sido amado e de ser condicionado ao medo.

Em 1830, com 25 anos, John conheceu a jovem Harriet Taylor e se apaixonou. O problema era que ela estava casada, fazendo da intimidade e afeição dos dois um romance abertamente reprovado pela sociedade inglesa. Ela o ajudava com seu trabalho e, por mais de 20 anos, Harriet se encontrava com Mill, mas vivia com seu marido na promessa de fidelidade aos dois e sem relações sexuais com eles. Foi só depois da morte do marido que Harriet e Mill se casaram em Paris.

Ficou inconsolável quando Harriet morreu 7 anos depois, e descreveu esse fato como se a primavera de sua vida houvesse acabado. Porém, algum tempo depois, encontrou novas forças em Helen, filha de Harriet, que o ajudava em tudo que precisava.

John Stuart Mill faleceu em Avignon, França, no dia 8 de maio de 1873.

Mill era um homem muito afrente de seu tempo, por isso, foi o único filósofo de sua época a defender o direito das mulheres e a igualdade entre os gêneros. Ao conhecer o relacionamento de sua esposa com seu antigo marido, não se conformava com o fato de as mulheres terem a obrigação de serem sujeitas aos homens, principalmente sexualmente.

Devido a isso, em 1860, como membro do Parlamento, apresentou uma petição assinada por 1.500 mulheres, para conseguir dar a elas o direito ao voto, mas não obteve sucesso. Ainda assim, não desistiu e em 1869 publicou a obra "A Sujeição das Mulheres", onde continuava sua defesa às mulheres. Entre os assuntos do livro estão os direitos de liberdade de escolha das mulheres, de divórcio, de manter suas propriedades após o término do casamento, direitos de exercer suas faculdades, votar, desenvolver atividades intelectuais e ainda trata dos benefícios que surgiriam a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com