TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justiça, José Eduardo Cardozo

Tese: Justiça, José Eduardo Cardozo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Tese  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou nesta terça-feira (4) que o governo federal enviará a Mato Grosso do Sul 110 homens da Força Nacional para reforçar a segurança no município de Sidrolândia.

A região tem sido palco de conflitos entre a polícia e indígenas. No último dia 30, o índio Oziel Gabriel, de 36 anos, morreu em confronto com a polícia, durante cumprimento de mandado de reintegração de posse de uma área ocupada pelos índígenas. Nesta quarta, de acordo com a Fundação Nacional do Índio Funai), outro índio foi baleado.

A Secretaria de Segurança do Mato Grosso do Sul determinará a função que o efetivo da Força Nacional desempenhará na região, de acordo com o ministro. O pedido de envio dos homens foi feito pelo governador do estado, André Puccinelli (PMDB).

"O governador Puccinelli pediu à Força Nacional para que nós pudéssemos atuar na região de Sidrolândia tendo em vista a elevação do conflito hoje [quarta, 4] à tarde. O pedido já chegou, nós deferimos e amanhã [quarta, 5] de manhã já estarão embarcando homens da Força Nacional”, afirmou Cardozo após reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto.

saiba mais

Ministério público apura atuação da polícia em reintegração de posse de fazenda

Índio é baleado em área ocupada por terena em MS, diz Funai

Regras de demarcação não retirarão 'protagonismo' da Funai, diz ministro

Uma parte dos homens viajará para Mato Grosso do Sul ainda na noite desta terça-feira, por via terrestre, de acordo com Cardozo, e outra parte irá nesta quarta-feira (5), de avião.

Não há prazo definido para a atuação da Força Nacional na região. “Eles ficarão o tempo necessário”, disse.

O ministro determinou que a Polícia Federal entre em contato com a Secretaria de Segurança Pública do estado para discutir um aumento da quantidade de policiais federais na região.

“Nós devemos – além dos 110 homens da Força Nacional, que ficarão subordinados ao comando do estado – encaminhar uma elevação de efetivo da Polícia Federal”, afirmou.

José Eduardo Cardozo disse que participará na próxima quinta-feira (6) de uma reunião com os índios da etnia terena e com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) para buscar "um equacionamento pacífico para a situação de exacerbação de conflito que nós temos neste momento".

Gilberto Carvalho

O ministro Gilberto Carvalho afirmou nesta terça-feira, em discurso dirigido a mais de 100 índios da etnia Munduruku, no Palácio do Planalto, que a operação reintegração de posse na fazenda Buriti “não foi adequada”.

“Nós sabemos o erro que foi essa desgraça dessa morte desse companheiro terena, agora, quando um juiz de primeira instância mandou a reintegração de posse. E a presidente falou para o ministro [José Eduardo Cardozo]: ‘não devia ter obedecido’. Porque para fazer uma operação como aquela lá, fatalmente poderia dar em uma morte. Infelizmente deu”, afirmou Carvalho.

De acordo com o ministro, “infelizmente a operação que foi feita lá não foi adequada porque nenhuma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com