TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leittura e metodo

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Ao esboçar este texto, estou exercitando minha capacidade de refletir sobre a realidade do mundo em que vivemos, revelando contexto e prisma pessoal, bem como partes do constructo subjetivo e conhecimentos apreendidos, resultantes de experiências individuais e relacionamentos sociais. A palavra estudar vem do latim “studĭum”, "trabalho, cuidado, zelo; vontade, desejo; favor, benevolência, ação de estudar; ocupação, profissão; doutrina, seita, escola; sala, gabinete de estudo; colégio, corporação"(Houaiss). O verbo estudar significa, entre outras coisas, «aplicar o espírito, a inteligência e a memória para aprender (habilidade, técnica, ciência, arte etc.); adquirir habilidade e/ou conhecimento» ou «cursar aulas ou frequentar cursos».

Poderíamos transformar seus cinco primeiros significados "trabalho, cuidado, zelo; vontade, desejo”, em imperativos (leis), para qualquer indivíduo que pretendesse aventurar-se pelo transformador caminho da aprendizagem e da obtenção de conhecimentos. Porém não é possível a ação de estudar, sem a aplicação da leitura, fundamental na construção do sujeito como autor de sua própria história, pois e através da leitura que participamos da interação com o meio e o social, alias a leitura para mim, pode ser ampliada para diversos outros contextos, que permitiram ao homem seu desenvolvimento e sobrevivência. Como exemplo saber ler as condições da natureza, aprendizado valioso que fora retransmitido por eras, saber ler, é antecipar uma ação a ponto de poder evitá-la se necessário. Enfim, saber ler é essencial, e no contexto da linguagem, que permeia comunicação, e interação social, exerce papel fundamental, a leitura é a chave que permite-nos acesso ao conhecimento, e quando bem aplicada, promove o desenvolvimento e crescimento humano, ao lermos com espirito crítico e vontade de participar, do resultado e conclusões a que se propõe tal leitura, estamos exercendo nossa plena cidadania, ativos nas transformações e propagações da consciência coletiva.

O assunto e vasto e pretendo finalizar, pontuando a ligação estreita entre leitura e método no campo dos estudos. Para que possa usufruir do novo, assimilando verdadeiramente, o conhecimento através da leitura, se faz necessário ter uma certa ordem, um plano de ação, através do qual, o leitor vai se despindo do preconcebido e acomodando outros saberes que não os seus, lendo, relendo, frisando, sublinhando, contextuando, sinalizando etc. O método, tem também um amplo espectro de apresentações nas atividades humanas, a metodologia pressupõe a técnica, dominar a leitura e aplicar as metodologias aprendidas, são articulações de suma importância para nos estudantes, só assim levaremos para o dia a dia em sociedade, contribuições significativas para ações transformadoras, com consciência do que se faz e também do porque se faz....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com