TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Texto

Ensaios: Leitura E Texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 8

Serviço Social – 2º Semestre

Professor: Dr. Potiguara Acácio Pereira

Tutora presencial: Leilane Sales.

Filosofia Aplicada ao Serviço Social

(Atividades de Práticas Integradas – ATPS)

Ana Lucia Campelo Chaves........................... R.A.: 3876758026

Iolanda Pereira Costa..................................... R.A.: 4705888023

Lucilene Ferreira Da Silva............................. R.A: 5313959405

Maria Conceição Lima dos Reis.................... R.A.: 4336827490

Maria Viviane Gomes Mendes Andrade....... R.A.: 3808607129

Renata Carla Prado........................................ R.A.: 5399757994

Wagna Dos Santos Vieira............................... R.A: 3830717133

TAGUATINGA – DF

2012

INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho alguns pontos sobre serviços sociais. Mundo é um termo utilizado em diversos contextos como sinônimo para o planeta terra ou mesmo para quaisquer outros corpos celestes assemelhados aos planetas, especialmente os rochosos. A "descoberta" do mundo externo começa na família. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. Depois, vem à escola. Esses dois grupos sociais influenciam bastante nossas vidas. Daí a importância deles na formação das pessoas. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais

Não ter uma vida social não significa que alguém tem um problema, muitos possuem uma personalidade reservada e/ou introvertida. Mas a ausência total pode, comprovadamente, levar o sujeito a ter transtornos mais sérios.

REFLEXÃO SOBRE O CONTEÚDO GERAL DA DISCIPLINA:

A. O que é o mundo e realidade?

Mundo é um termo utilizado em diversos contextos como sinônimo para o planeta Terra ou mesmo para quaisquer outros corpos celestes assemelhados aos planetas, especialmente os rochosos. O termo carrega consigo ainda um ponto de vista humano, como um lugar que é ou que poderia ser habitado por seres humanos.

O mundo distingue o planeta inteiro ou a população de qualquer país ou região em particular: negócios mundiais são esses que pertencem não só a um lugar, mas ao mundo inteiro, e história mundial é um campo de história que examina acontecimentos de uma perspectiva global (além do aspecto nacional). A terra, por outro lado, refere-se a planeta como uma entidade física, e distingue de outros planetas e objetos físicos.

O 'mundo' também pode ser usado como um adjetivo, querer dizer 'global', 'relacionando ao mundo inteiro', formando usos tal como comunidade Mundial ou nacional.

Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema

de análise. O real é tido como aquilo que existe, fora da mente. Ou dentro dela também. A ilusão, a imaginação, embora não esteja expressa na realidade tangível extra-mentis, existe ontologicamente, onticamente* (relativa ao ente - vide Heidegger in "Ser e tempo")*, ou seja: intra-mentis. E, portanto real, embora possa ser ou não ilusória. A ilusão quando existente é real e verdadeira em si mesma. Ela não nega sua natureza. Ela diz sim a si mesma. A realidade interna ao ser, seu mundo das ideias.

B. O que é ser humano?

Quando temos que definir palavras (palavras-conceitos) às vezes as coisas não são tão simples quanto imaginamos. A filosofia conhecida como existencialismo tem suas raízes no século 19, mas a maioria dos seus textos apareceu no século 20. Existencialistas preferem responder a essa pergunta com outra pergunta, “o que significa existir como um ser humano?” Eles procuram a condição única do ser humano, contrastando com a existência que caracteriza objetos não humanos. A visão existencialista típica é refletida no slogan “existência precede essência”.

É uma visão antiga da filosofia que a essência de algo é o conjunto de propriedades que fazem a coisa ser o que ela é. Objetos não podem perder essas propriedades sem se tornarem objetos diferentes ou tipos diferentes de objetos. A essência de uma árvore de cereja, por exemplo, consiste na sua estrutura firme, estrutura da raiz, construção genética e as flores que ela da certa época do ano. Se uma árvore de cerejas é cortada e/ou queimada, ela não é mais uma

árvore de cerejas. Ela perdeu a sua essência como uma árvore de cerejas. É claro que nem todas as propriedades exibidas numa árvore de cerejas são essenciais. Sua cor, por exemplo, poderia ser diferente, mas ainda seria a mesma árvore. Sua essência não muda simplesmente por que ela está com outro tom ou uma mudança mínima na sua forma.

C. O que é viver em sociedade?

Os seres humanos não conseguem viver isoladamente. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos.

A "descoberta" do mundo externo começa na família. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. Depois, vem a escola. Esses dois grupos sociais influenciam bastante nossas vidas. Daí a importância deles na formação das pessoas.

Desde o nosso nascimento, várias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações. Relacionamo-nos por amizade, por motivos de estudo, para participar de associações de diversos tipos (moradores de um bairro ou de um condomínio; um clube), para desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com