TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem e comunicação

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Linguagem e Comunicação

A linguagem é um conjunto de signos, isto é, de sinais que indicam ou remetem a algo distinto deles, utilizada para que haja comunicação entre as pessoas e a expressão de sentimentos, valores e ideias.

A criação das línguas foi o primeiro passo que abriu novas possibilidades para a humanidade. Antes de desenvolver o alfabeto grego, existia apenas a linguagem de ação, na qual muitos aspectos da cultura eram transmitidos oralmente através de narrações de acontecimentos reais ou imaginários. A juventude se espelhava nos ensinamentos dos poetas, estes falavam de personagens místicos e épicos em aventuras e desventuras do ser humano, deuses e heróis; por exemplo, para se tornar sábio, o jovem tinha de agir conforme Ulisses; para ser corajoso, tinha que fazer as mesmas coisas que Aquiles.

Quando surgiu e desenvolveu-se o alfabeto grego, em meados do século VIII a.C., os relatos orais foram perdendo sua importância, pois o ser humano aperfeiçoou sua capacidade racional com o surgimento da linguagem escrita.

Aos poucos, a linguagem de ação foi sendo substituída pela linguagem de ideias, de reflexão; na qual, a sociedade começou a perguntar-se “O que é sabedoria?”, “O que é coragem?”, sem tomar como fundamento os personagens das histórias místicas e épicas que eram transmitidas oralmente. A juventude passou a ser educada por filósofos, professores e preceptores ao invés de poetas, declamadores e oradores. Adquiriu-se cada vez mais a linearidade racional, cedendo espaço para tratados filosóficos e cientistas na sociedade.

A imprensa de Gutenberg, criada no século XV, foi de grande relevância para a educação, expansão da alfabetização e divulgação de ideias filosóficas e científicas, pois, os livros além de começar a serem impressos, passaram a ser obtidos com mais facilidade, desta forma, é possível perceber que a escrita transformou a consciência humana.

Com o surgimento dos meios de comunicação e a mídia (telégrafos, telefone, fax, rádio, televisão, computador, internet e etc), a linguagem tecnológica transformou o mundo em uma “aldeia global”, onde a comunicação entre as pessoas tornou-se algo tão fácil que nem distância não é mais problema. As notícias chegam às pessoas de diversas regiões do mundo quase que simultaneamente. Culturas diferentes e países diferentes partilham ideias e informações entre si.

Segundo Aristóteles, em sua obra Política, o homem é um animal político porque ele é dotado de linguagem enquanto que os outros animais possuem apenas “voz”, onde exprimem dor e prazer. Somente o ser humano tem a capacidade de possuir uma vida social é cívica, pois este exprime o bom e o mau, o justo e o injusto porque possui a palavra.

Platão afirmava que a palavra é um “phármakon”, adotada de três sentidos principais: “remédio”, “veneno” e “cosmético”. Segundo ele, a linguagem é considerada um remédio para o conhecimento, isto é, pelo diálogo e pela comunicação é possível reconhecer nossa ignorância e aprender com as pessoas.

Entretanto, a linguagem pode ser classificada como um veneno quando aceitamos a sedução das palavras sem que haja consentimento de que aquilo que estamos lendo ou ouvindo é verdadeiro ou falso. Também pode ser qualificada como uma maquiagem ou máscara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com