TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Media

Casos: Literatura Media. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

A Hora da Estrela

Parafase: Confirma o sentido do texto retomado, dialogando de forma que os sentidos de ambos se igualem. Ela deixa clara a fonte de dialogar com o texto retomado e não de tomar seu lugar.

Escola Literária: Modernismo, 3º Geração

Características da Obra:

O tema gira em torno de questionamentos dos valores da sociedade moderna, do papel social do artista contemporâneo e da própria existência humana.

A história é narrada em primeira pessoa por um narrador onisciente: Rodrigo S.M. A escritora Clarice Lispector inventa um narrador, que também é personagem, para contar a história de Macabéa.

A linguagem é elemento constante na obra, uma vez que em todos os momentos o narrador discute a palavra e o fazer narrativo.

A autora deixa claro que se converterá em um ser fictício, Rodrigo S.M., como se fosse outra faceta de sua personalidade, o que não compromete a consciência de sua individualidade. Clarice optou por se tornar um narrador masculino para poder ser mais agressiva e menos sentimental, o que caracterizaria uma ironia da autora em relação à condição da mulher na sociedade.

Obra e vida de Clarice:

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Quanto à sua brasilidade, Clarice declarava-se pernambucana. Começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade de Recife, onde sua família foi viver em 1930, onde passou parte da infância no bairro de Boa Vista. Estudou no Ginásio Pernambucano de 1932 a 1934. Falava vários idiomas: No Brasil, aprendeu a ler e escrever em português, francês e o inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iídiche, primeiro idioma que começou a falar.

Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer no ovário, diagnóstico desconhecido por ela, já que mesmo fazendo exames anuais como toda mulher, este câncer fora detectado já avançado, mas mesmo que fosse descoberto no começo, não teria como salvá-la: Seu câncer era inoperável. A doença se espalhou por todo seu organismo, e internada, faleceu em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro. Até a manhã de seu falecimento, mesmo sob sedativos, Clarice ainda ditava frases para sua melhor amiga, Olga Borelli, que esteve sempre ao lado da amiga, desde a juventude.

Algumas Obras: A hora da Estrela; Perto do Coração Selvagem; O Lustre; A Cidade Sitiada; A Mação no Escuro; A Paixão Segundo GH; Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres; Água Viva.

Opinião pessoal:

Sendo sua ultima obra, Clarice escreve como se fosse um homem, ela coloca um pouco da masculinidade na obra, e ve que tem alguns seres humanos que não são vistos como pessoas, não são respeitados. A Macabeia é uma pobre nordestina que não sabe nem falar direito as pessoas nem a veem direito, ela passa dispercebida na rua como se não fosse nada. E isso é a realidade não são todos que tem visão de `Ser Humano`,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com