TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO BIOMÉDICO

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.548 Visualizações

Página 1 de 2

Katarine Souza Ferreira

MODELO BIOMÉDICO

Modelo biomédico ou mecânista é um modelo de atuação em saúde que tem adota a visão tradicional da medicina que foi formada durante a evolução. Esse modelo biomédico trata o corpo como uma máquina e as doenças podem ser consideradas uma falha mecânica, sendo que dessa forma o médico é responsável por reparar os possíveis defeitos apresentados na engrenagem. Também se caracteriza por considerar apenas os fatores biológicos como causas das doenças, o que por sua vez determina os modos de tratamento o que faz deste modelo, limitado por causa das diferentes condições de tratamento.  

Nesse modelo o papel principal do médico é resolver as possíveis falhas apresentadas no corpo ou máquina de forma que somente a visão médica tradicional seja utilizada, ou seja, sem levar em consideração possíveis causas psicológicas ou químicas. Quem adota esse método tende a ser “mais frio” com seu paciente sem considerar o lado humano/psicológico do mesmo. Toda a avaliação é feita com base no que foi estudado e fixado dessa forma sem abrir a novas fronteiras para novas avaliações.

O atual modelo engloba os fatores sociais e psicológicos ao biológico e que se caracteriza pela inserção de outros profissionais de saúde, além do médico, na atuação no campo de saúde, além de outros métodos de tratamentos, como a medicina alternativa (acupuntura, homeopatia, etc.) e principalmente pela "humanização" do atendimento aos pacientes (considerando-os como um ser totalitário e não apenas uma parte do corpo a ser tratada. Nessa medicina moderna a estrutura do corpo já é conhecida em quase toda totalidade, e o corpo já não é mais tratado como uma máquina que precisa de reparos e sim com algo a ser estudado cada dia que passa mais e mais a fim de encontrar mesmo nas menores partes funcionalidades até então desconhecidas.

Na atualidade as formas de tratamento médico são mais humanizadas e o indivíduo deixa de ser uma máquina com defeito para um humano com alguma doença/problema físico. Os médicos que seguem a medicina moderna optam por investigar possíveis causas afim de encontrar a solução e não somente buscar o resultado sem conhecer a sua fonte. Devido a evolução da médica moderna é possível que o paciente sinta-se melhor em ser atendido por um médico especializado.

REFERÊNCIAS

BARROS, José Augusto C. Pensando o processo saúde doença: a que responde o modelo biomédico?. Acesso em 29 de abril de 2017. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902002000100008>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com