TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel

Casos: Maquiavel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  2.217 Visualizações

Página 1 de 4

1. Cite alguns fatos que propiciaram o surgimento do ideal republicano contra o poder político teológico dos papas e imperadores no final da Idade Média.

A redescoberta das obras de pensadores, artistas e técnicos da cultura Greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas.

2. Que foi o Renascimento?

Renascer o pensamento, as artes, a ética, as técnicas e a política que haviam sido desenvolvidos antes que o saber tivesse sido considerado privilegio da Igreja e os teólogos houvessem adquirido autoridade para decidir o que poderia e o que não poderia ser pensado, dito e feito.

3. Que relação havia entre as ideias surgidas no Renascimento e a Antiguidade greco-romana?

No Renascimento, Esparta, Atenas e Roma são tomadas como exemplos da liberdade republicana. Imitá-las é voltar a valorizar a política como expressão mais alta da capacidade humana e erguer a vita activa contra o ideal da vita contemplativa, valorizado pela Igreja, isto é, a vida espiritual do sábio contemplativo e solitário, que se preocupava com a vida futuro no outro mundo sem se ocupar com a vida presente neste mundo. Fala-se, agora, na liberdade republicana e na vida política como as formas mais altas da dignidade humana.

4. Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante à política e à religião.

Embora diferentes e , muitas vezes, contrarias, as obras políticas medievais e renascentistas operam num mundo cristão. A relação entre política e religião é um dado do qual não podem escapar. É verdade que as teorias medievais são ou diretamente teocráticas ou indiretamente teocráticas, enquanto as renascentistas procuram evitar a ideia Ed que o poder seria uma graça ou um favor divino e que se encontra determinado diretamente pela lei divina. No entanto, embora recusem a teocracia, não podem recusar uma outra ideia cristã, qual seja, a de que o poder político só é legitimo se for justo e só será justo se estiver de acordo com a vontade de Deus e Providencia divina.

5. Embora divergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois deles e comente-os.

- Afirmam que apolítica é instituição de uma comunidade uma e indivisa, cuja finalidade é de realizar o bem comum ou justiça. A boa política é feita pela boa comunidade harmoniosa, pacifica e ordeira. Lutas, conflito e divisões são vistos como perigos, frutos de homens perversos e sediciosos eu devem, a qualquer preço, ser afastados da comunidade e do poder.

- Assentam a boa comunidade e a boa política na figura de Bom Governo, isto é, no príncipe virtuoso e racional, portador da justiça, harmonia e da indivisão da comunidade;

6. Em que situações ouvimos as expressões maquiavélico e maquiavelismo?

Sempre que pretendemos julgar a ação ou a conduta de alguém desleal, hipócrita, fingidor, poderosamente malévolo, que brinca com sentimentos e desejos dos outros, mente-lhes, faz a eles promessas que sabe que não cumprirá, usa a boa-fé alheia em seu proveito

7. Quem foi Nicolau Maquiavel?

Foi um teólogo, diplomata e conselheiro dos governantes de Florença.

8. Em que Nicolau Maquiavel foi diferente dos teológicos medievais e de seus contemporâneos renascentistas para fundamentar seu pensamento?

Deferentemente dos citados, Maquiavel parte da experiência real de Seu tempo para fundamentar seu pensamento.

9. Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com