TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel

Ensaio: Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Ensaio  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

1-Segundo o príncipe, toda cidade estaria dividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses os explique?

R: O desejo dos grandes de oprimir o desejo do povo de não ser oprimido e nem sercomandado. A cidade é tecida por lutas internas que obrigam á instituir um pólo superior que possa unificá-lo e dar se identidade.

2-Qual é segundo Maquiavel, o ponto de partida para refletirmos sobre apolítica?

R: Como Vimos o ponto de partida para ele é a divisão social entre os grandes e o povo, necessidades de organização, regulamentação das leis e administração dos bens, preservação dos mandosatravés de alianças, negociações e acordos políticos interno e externo, corrupção, nepotismo e favorecimento.

3-Qual é a finalidade da política?

R: A finalidade da política era conquistar e manter opoder ou a autoridade utilizando tanto os meios lícitos e ilícitos, ou seja, fazer uso da religião, da moral, da força da crueldade enfim todos os artifícios que fossem necessários para este fim.

4-O que pensava Maquiavel a respeito da idéia do bom governo encarnada no príncipe?

R: No bom governo o príncipe virtuoso deveria possuir e comandar diretamente o próprio exército deveria ser absolutoem relações as sentenças. Deve ser respeitado, temido, não odiado e agir como parcimônia.

5-O que era a oposição virtude-fortuna, que novo sentido Maquiavel confere a essa?

R: Virtude é acapacidade de impor a sua vontade em situações difíceis, combinando o calculo, a força, o caráter, a vontade humana. A fortuna é a sorte ou destino que se opõe as ações humanas de varias formas, paraMaquiavel a fortuna é poderosa onde não existe virtude para impedi-la ou enfraquecê-la.

6-O que significa dizer: “A lógica política nada tem haver com as virtudes éticas dos indivíduos na sua vidaparticular?

R: A lógica política é um ato profissional concebido e aplicável somente a política, isto é, o julgamento moral deve ser secundaria na conquista, consolidação e manutenção do poder, pôr na vida... [continua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com