TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho Do Assistente Social

Artigos Científicos: Mercado De Trabalho Do Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3 - FUNDAMENTOS

Mercado do Trabalho do Assistente Social

A partir da criação das SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o mercado de trabalho para o Assistente Social, cresceu gradativamente de acordo com o Conselho Federal do Serviço Social, é um reflexo da evolução as políticas públicas federais.

O impacto do Suas no mercado de trabalho ocorre com a criação de postos de atendimento municipais. Desde 2005, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que coordena os trabalhos, foram criados 5.142 centros de referência de assistência social (Cras) e outros 1.434 centros de referência especializados. Cada um deles emprega ao menos dois assistentes sociais.

Há ainda a ampliação da demanda nos Núcleos de Atendimento à Família (Naf) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), na Saúde. O Caps substitui as internações em sanatórios de doentes mentais e é reflexo da evolução na política de atendimento dessa população. De acordo com as pesquisas 80% dos Assistentes Sociais, estão empregados nos setores públicos e o restante nas ONGS e nas empresas privadas.

Atuação do Assistente Social no Setor Privado

Nas organizações privadas, o assistente social pode atuar na área de Recursos Humanos, uma área que se expande, no gerenciamento, planejamento estratégico, nas relações interpessoais, qualidade de vida do trabalhador, treinamentos organizacionais, elaboração ou implementação de projetos, programas de prevenção de riscos sociais. O Assistente Social que trabalham nas organizações sociais privadas, não são bem remunerado pela sua produção, porque é somente um reforço profissional.

Atuação do Assistente Social no Setor Público

Na área pública existem vários setores que o assistente social pode atuar se enquadrando em áreas diferentes como a da saúde, educação, justiça e seguridade social. Também no atendimento direto com as pessoas nos CRAS, nos hospitais, Centros de Saúde, nos presídios, apoiando as escolas, Centro de Apoio a Infância e a Juventude, aos idosos e outros atendimentos.

Pesquisa realizada pelo CFESS no ano de 2005 aponta que mais de 80% dos assistentes sociais com registro no conselho estavam empregados em postos do poder público. A atuação do Assistente Social nesse setor é voltada na execução de suas atividades: Municipal, Estadual e Federal; atendendo a população de acordo com as demandas garantindo os direitos sociais previstos em lei.

Atuação do Assistente Social no Terceiro Setor

O crescimento do terceiro setor, que inclui o trabalho em ONGs em conselhos de políticas públicas, e em assessorias e consultorias, fez com que aumentasse bastante a demanda por assistentes sociais. O Terceiro Setor é formado por instituições (associações ou fundações privadas) não governamentais, que expressam a sociedade civil organizada, com participação de voluntários, para atendimentos de interesse público em diferentes áreas e segmentos. O profissional neste caso, não trabalha apenas na execução de programas sociais como também no planejamento e na avaliação de projetos de instituições do terceiro setor.

Profissionais atuantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com