TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microfísica do Poder- Michel Foucault O NASCIMENTO DO HOSPITAL

Por:   •  12/3/2018  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 2

Microfísica do Poder- Michel Foucault

O NASCIMENTO DO HOSPITAL

A ideia do texto do “Nascimento do Hospital” tem como objetivo deixar claro alguns acontecimentos históricos sobre o nascimento do hospital, que podem ser entendido de maneira técnica com poder disciplinar.

No final do século XVIII foi iniciada a viagem na pesquisa sobre a observação sistemática e comparada dos hospitais europeus, pelo britânico John Howard e pelo francês Tenon que ambas pesquisaram em diversos hospitais, lazaretos (Hospital em que se recolhem os leprosos), e prisões. E a do francês a pedido da Academia de Ciências, no momento em que se colocava a questão da reconstrução do Hotel-Dieu de Paris. Nessa mesma viagem os resultados desse estudo foram revelados as más condições das unidades de hospitais, e assim pela primeira vez foram chamadas a atenção, para o vinculo que existe entre o espaço hospitalar e as altas taxas de mortalidade dos pacientes usuários.

Ele relata também a importância que a distribuição dos espaços internos adquiriram que era preciso pensar em como “constituir em torno de cada doente um pequeno meio “espacial individualizado”. Desse modo evoluído de encarar os fatos obteve mudanças de pensamentos que o hospital não seria um espaço de exclusão social e nem um tipo de “morredouro”, onde na época os doentes para a morte eram rejeitados,mas sim um utensílio de cura.

A mudança do método de poder no interior do hospital foi um acontecimento que transformou o local, pois no século XVII o que vedava o poder era os religiosos, que assumiam desde as tarefas administrativas até aos cuidados dos pacientes. Os médicos eram vistos como um momento de crise, e pela não organização dessas tarefas muitas vezes a visita médica era feita de modo irregular para a grande quantidade de pacientes na época.

E em 1770 iniciou uma nova prática e um médico passou a morar no hospital, fazendo assim vigilância continua sempre que necessário. E assim passou a ser acompanhado com anotações e registros de cada leito individual, e identificação do paciente e também o Diário Evolutivo do paciente, onde tinha anotados os diagnósticos medicamentos e tratamentos aplicados.

E essa construção e organização desse sistema de registro foi um marco na história, e era uma evolução tanto para o saber dos médicos que deixavam de ser construídos apenas com livros, para ter uma experiência hospitalar, e assim tornando o hospital como um local de formação e trocando saberes com os profissionais. E evoluiu de um espaço de morte para os enfermos para um espaço de cura e um campo de estudo e formação do saber.

E essas informações registradas davam a oportunidade de estudos que cotiam os fenômenos patológicos simples a população através das comparações entre dados de diferentes hospitais. E deste modo a pessoa e a população são dados juntamente como o objetivos de saber, ensinar, e motivo de intervenção da medicina com a tecnologia hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com