TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milho Da Pipoca

Trabalho Escolar: Milho Da Pipoca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES

1) No texto “A Pipoca”, Rubem Alves faz referência, dentre outras questões, ao movimento transformador. Nessa perspectiva e com atenção à metáfora do milho/pipoca, explique as características “negativa” e “positiva” da atitude filosófica e escreva de forma coerente a respeito das semelhanças entre a atitude filosófica e a disponibilidade às mudanças/transformações. (Valor: 2,0)

2) Rubem Alves afirma que “[...]a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.” Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a presentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características (estudadas no E-book de Filosofia) da Ideologia, explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da emancipação. (Valor: 2,0)

Página 4 de 4

3) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido: (Valor: 1,5) • Questão 03, opção de tema A – Ética e Moral • Questão 03, opção de tema B – Relação com o Saber • Questão 03, opção de tema C – Características da Reflexão Filosófica • Questão 03, opção de tema D – Multiculturalismo e Interculturalismo

4) Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e modera). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as relações de trabalho na contemporaneidade, sobre sua área de formação acadêmica e futura atuação profissional, sobre o/a profissional que você deseja ser em sua área de formação... E responda ao questionamento que segue: de que modo sua postura profissional poderá contribuir para uma sociedade capaz de empreender ações transformadoras que desejem a elaboração de dias mais justos? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com