TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito Da Caverna

Casos: Mito Da Caverna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

, pode-se afirmar que, durante a descrição do mito, as fases pelas quais passa a visão de conhecimentos adquiridos pelo sujeito são as fases pelas quais passa a educação?

R: Durante a descrição do mito, percebe-se que naquele ambiente, ou seja, na caverna, imperava a ideia de sabedoria, pois os homens que ali estavam tinham a capacidade de reconhecer a realidade através das sombras. Mas para entender e se libertar das correntes da “ignorância” era preciso sair daquele mundo de imagens e ideias, passando assim a refletir e compreender a verdadeira realidade da qual eles não vivenciavam. Assim, a partir do momento que se saiu da caverna, que se descobriu o mundo, é que se começou a se formar a educação, pois aos poucos eles aprendiam que cada um subsiste de um órgão que torna possível o conhecimento, à semelhança de que os olhos não podem se volver das trevas para a luz sem que todo o corpo se volte em outra direção, assim também a inteligência deve se voltar, com toda a alma, da visão do que nasce à contemplação do ser e de sua parte mais luminosa, ao nosso ver, o próprio bem.

Portanto, a educação como ação transformada, remete ao homem inúmeras possibilidades, de autoconhecer, criar, recriar, absorver e transmitir conhecimento. A educação do homem “ser humano”, passa por inúmeras fases, e se não a acompanharmos com certeza ficaremos para traz.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com