TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral humana

Seminário: Moral humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Seminário  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01

A moralidade humana deve ser enfocada no contexto histórico e social. Por

consequência, uma discussão sobre a ética pede uma reflexão sobre a sociedade

contemporânea.

Tal reflexão poderia ser feita de maneira antropológica e sociológica: conhecer a

diversidade de valores presentes na sociedade. No entanto,a ética se trata de

uma disciplina que objetiva o exercício da cidadania.

Nela, encontram-se elementos que identificam questões morais.

Por exemplo, fundamentos como a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. A idéia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral.

Segundo esse valor, a pergunta de como agir perante os outros recebe uma reposta precisa: agir sempre de modo a respeitar a dignidade humana, sem humilhações ou discriminações em relação a sexo ou etnia. O pluralismo político, embora refira-se a um nível específico (a política), também pressupõe um valor moral: os homens têm direito de ter suas opiniões, de expressá-las,de organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer são livres. E, naturalmente, esses dois fundamentos (e os outros) devem ser pensados em conjunto. É tarefa de toda sociedade fazer com que esses valores vivam e se desenvolvam.

Ética trata de princípios e não de mandamentos. Supõe que o homem deva ser justo.

Porém, como ser justo? Ou como agir de forma a garantir o bem de todos? Não há resposta predefinida. É preciso, portanto, ter claro que não existem normas acabadas, regras definitivamente consagradas. A ética é um eterno pensar, refletir, construir.

Questão 02

A Ética é a ciência da conduta humana ligada a moral, portanto, diz-se moral ou ética a conduta boa e imoral ou antiética a conduta má.

Sendo assim doutrinariamente ato lícito é toda prática que não é impossibilitada por lei e a prática de atos ilícitos (proibidos por lei), feriria as regras de condutas presentes em determinada sociedade. Se pensarmos sobre a questão da indivídualidade, teriamos a ideia do que seria prejudicial ao individuo, de acordo com seus princípios morais e éticos de acordo com a sociedade a qual o mesmo faz parte. Sendo que, para determinadas atitudes contrárias as normas da sociedade, são geradas consequências (como as sanções impostas pelo Estado) e no campo pessoal devemos gerenciar nossos atos, e racionalmente responder a uma única pergunta: “Será que o que eu estou fazendo agora, eu gostaria que alguém fizesse para mim?

Portanto, no que diz respeito aos “ pequenos atos ilícitos ” como, por exemplo, entrar no cinema com carteira de meia entrada falsificada, devemos sempre lembrar que esta atitude gera consequência prejudicial para alguém (no caso, os envolvidos na produção e montagem do filme, bem como aqueles que dependem da bilheteria para sobreviver...e se fossemos um deles?). Devemos sempre basear nossa conduta, pensando nas consequências que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com