TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança De Valores Na Educação

Monografias: Mudança De Valores Na Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

A partir da análise da charge acima, entramos em um mundo de contradições. A extensa pesquisa social pedagógica de Durkheim, Marx e Weber abrange em diversos pontos os acontecimentos narrados na ilustração. Em termos de aprendizado exploraremos as causas e concequências da mudança de valores na educação. Destacando o pensamento pedagógico a ser aplicado nas diversas situações do ensino. A importância da escola acompanhar as mudanças da sociedade e como formar um cidadão ético, socialmente capaz.

Podemos notar a mudança ocorrida na educação tão nitidamente quanto a ocorrida na sociedade. Isso porque a instituição educacional como um todo e parte base da formação desta sociedade. Marx disse sobre o movimento educacional:

“Ao atuar, por meio deste movimento, sobre a natureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza” (Marx, 1985, p.149).

Podemos perceber através do estudo sociologico que o individuo é a base da soiedade. Que é o agente de mudança ou estagnação. Que apesar de ser parte de um todo, o individuo é a sociedade. Logo, como percebeu Durkheim:

“porque não existe fenômeno que não se desenvolva na sociedade, desde os fatos físico-químicos até os fatos verdadeiramente sociais” (“La Sociologie et son domaine scientifique.” Apud CUVILLIER, 1953: p. 179).

Se educarmos cidadãos critcos, autônomos em suas decisões, estaremos autoamticamente inserindo na sociedade individuos capazes da mantê – la. Consequentemente a sociedade estaria sempre suprida de individuos com cpaciade escolha. Podendo assim sempre melhorar.

Por que então a charge mostra uma relidade tão cruel?

Em A Arte de ensinar de Alan Haigh, é exposta a proposta do ensino militarizado, disciplinado e rigoroso. Ainda segundo Haigh este seria ideal para corrigir locais de ensino com deficiencia discilinar, como vemos em diversas escolas públicas do nosso país. Esta linha de pensamento leva ao viés de que cada local tem suas singularidades, e por tanto, deve ter um atendimento pedagógico diferenciado. Criando assim o individuo para conviver com seu meio, ou até modifica-lo. Mas isto pulverisa a sociedade como um todo. Criando nichos culturais, onde a educação tem papel segundario.

Se tornarmos a citar Durkhein:

“Começa-se por classificar as sociedades segundo o grau de composição que estas apresentam, tomando por base a sociedade perfeitamente simples ou de segmento único; no interior dessas classes se distinguirão as diferentes variedades, conforme se produza ou não uma coalescência completa dos segmentos iniciais” (DURKHEIM, 1895: p. 86).11

Percebemos com clareza como a sociedade não pode ser vista como algo eterogêneo. Cada situação exige uma ação diferenciada. Isto tudo torna a manutensão da educação como base da sociedade muito difícil. Como formar individuos socialmente éticos, se a propria ética apresenta graus para a sociedade? Aquilo que parece bom para um determinado setor social pode não ser para outro.

É comum ouvir as comparações dos mais velhos: “no meu tempo, professor tinha palmatoria” ou “passei muito tempo ajoelhada no milho na escola”. Nós nos recordamos ainda do respeito devido aos nossos professores e dos valores eticos inseridos em nossa educação, fosse na escola ou em casa. O metodo educacional mudou, foram banidas as palmatorias e os castigos fisicos. Também cresceu a vontade e a liberdade para formar cidadãos éticos e pensantes. Mas a contra-partida percebemos a decadencia do poder da educação como formador de caráter, gerador de opinião e criador de individuos.

Teria a mudança nos métodos influenciado?

Analisando, conseguimos conhecer outras deficiências no modelo educacional que levam a charge tão próxima da realidade. Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com