TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muralhas no mundo moderno

Por:   •  12/7/2015  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

As muralhas vigentes no mundo contemporâneo

        Ultrapassar ou vencer obstáculos são atitudes necessárias na vida. Mesmo que seja contra sua vontade, vivenciá-las torna-se algo inevitável. Algumas barreiras são físicas, outras, porém, são meramente ideológicas. Cada um atribui o nome que acha mais adequado, uns chamam de obstáculos, outros de barreiras, de cerca e para aquelas que possuem um tamanho grau de dificuldade, as chamam de muralhas.  

        A cada dia várias muralhas são construídas e derrubadas de acordo com o crescimento ou empobrecimento intelectual do ser humano. As ideológicas, por serem intuídas mais rapidamente, são as mais comuns. Considera-se uma muralha ideológica aquela que parte de um ideal, uma ideia, uma opinião.  As barreiras geográficas exemplificam bem esse tipo de barreira na maioria das vezes, pois, elas não possuem algo físico, concreto, que as divida. O preconceito, pela sua visão de separação social a partir de um conceito, de um ideal que implica que sua raça, religião, cor ou etnia é superior a do outro, também é um obstáculo ideológico que deve ser superado. O Brasil, o país da miscigenação ainda hoje enfrenta casos de preconceito e racismo marcados pela não compreensão da mistura de raças.

        Barreiras físicas são mais difíceis de construírem. Porém, sua existência não é impossível. Atualmente há um muro em construção no Oriente Médio,o muro da Cisjordânia, onde Israel tenta por meio dele, separar as terras de disputa com os Palestinos. Para alguns a construção desse muro assemelha-se ao regime do Apartheid. O Apartheid foi implantado na África do Sul com duração de quase cinco décadas, onde o objetivo era separar as raças, uma segregação racial. Um muro que diferenciava todos os serviços ofertados à população sul-africana, que privilegiava a minoria branca daquela época. Mas outros a defendem em função de resguardar o território judeu de prováveis ataques terroristas.

        Esse muro ocupa atualmente 9% das terras da Palestina, dividindo, excluindo, separando algumas aldeias palestinas de seu território, transformando as pessoas que vivem nessa região alvo de exploração de mão de obra barata para os israelenses. Também é uma área de vastos recursos hídricos, que agora é separada em virtude de Israel, que é responsável pela sua construção.

        Os vários tipos de muralhas que são impostos atualmente devem-se aos ideais que a cada dia são colocados como soberanos perante a sociedade e são defendidos desrespeitando, na maioria das vezes, os limites do contrato social, não importando o que as consequências irão trazer. Em um mundo que brigar, violentamente, por terras, que criar muralhas entre seus viventes, que distinguir a importância do ser humano pela sua cor, raça, sexo ou etnia ainda é presente fazendo com que cessar essas criações/construções se torne cada vez mais difícil.

        Leis, normas, princípios existem para regulamentar as injustiças existentes nos dias de hoje. E essas muralhas são um tipo de injustiça que deve ser extinta, para o cumprimento dos princípios e para o bem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com