TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DEDUTIVO E INDUTIVO

Exames: MÉTODO DEDUTIVO E INDUTIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O ser humano desde sua existência, sempre teve a preocupação em descobrir e explicar a natureza e os fatos ao seu redor. O conhecimento empírico, também chamado de senso-comum, se alia aos conhecimentos religiosos e filosóficos, orientando-se a uma preocupação do homem com o universo. Desta forma, alguns autores identificam a ciência como, um método sistemático de explicar um grande número de ocorrências semelhantes, chamando-se assim de método científico.

Dentro deste caráter do método (científico ou não), surgem os chamados métodos indutivo, dedutivo, no entanto, tais métodos podem ser aplicados como uma forma de roteiro não só para uma pesquisa científica, mas podem ser adotados, mesmo que inconsciente, em grande parte do nosso dia-a-dia, de forma de trilharmos o caminho do conhecimento mais tranquilo e seguro.

Palavras-chave: Método Científico; métodos: Indutivo e Dedutivo

1. INTRODUÇÃO

O método indutivo e dedutivo são dois dos métodos que fazem parte da metodologia científica. Sua principal diferença reside no caminho que percorrem.

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as possibilidades de aplicação da postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em administração e organizações. Esses métodos surgem, como uma proposta diferente de abordagem na área de administração. Pois quando utilizados como estratégia de mercado, permite aos administradores uma contextualização e uma melhor visão do mundo empresarial, assim facilitando o desenvolvimento de habilidades e competências como também, ampliação do seu senso crítico e reflexivo necessários para o seu mantimento no mercado de trabalho competitivo.

Os benefícios e desafios inerentes a utilização desses métodos estimula os administradores, a refletirem sobre possíveis ações que podem ser implantados de acordo com a situação de mercado, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, dentre os resultados obtidos acerca do uso dos métodos como ferramenta estratégica no alcance de objetivos específicos na Administração.

Entretanto, diversos autores defendem que, ao longo dos séculos, tanto a postura metodológica indutiva quanto a dedutiva isoladamente se mostraram insuficientes para a sustentação de um projeto científico. Como alternativa Karl Popper elaborou uma combinação de ambas as metodologias para dar sustentação à ciência. A união destes dois métodos possibilitou a criação do método hipotético-dedutivo, esta pesquisa propõe que os estudos em administração e organizações sejam pautados sob as orientações da postura metodológica dedutiva ou a hipotético-dedutiva, por serem estas mais adequadas à natureza e realidade das ciências sociais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O MÉTODO INDUTIVO

Para cada ciência existe o seu método, porém, de modo geral a ciência se divide pelas direções chamadas ascendentes e descendentes do pensamento. A primeira, própria do método racional, é chamado de método dedutivo, e a segunda é própria do método experimental, o chamado método indutivo.

A indução é um processo inverso da dedução, ou seja, a dedução parte de enunciados mais gerais para chegar á conclusão menos geral, já á indução caminha do registro de fatos menos gerais para chegar á conclusão desdobrada ou ampliada em enunciado mais geral, como nestes exemplos abaixo:

Exemplo 1:

Este pedaço de fio de cobre conduz energia.

Este segundo e este terceiro pedaços de fio de cobre conduzem energia.

Exemplo 2:

Fio de cobre (todo) conduz energia.

Cobre conduz energia.

Ouro conduz energia

Ferro conduz energia

Todo metal conduz energia

É muito comum o uso do raciocínio indutivo, a partir da observação de alguns fatos, a mente humana tende a tirar conclusões gerais.

No caso, dos dois exemplos acima, podemos observar que, a extensão da conclusão é generalizada pelo universalizante “todo”, enquanto o antecedente enumera “alguns” casos verificados.

A indução é um processo mental intermediário do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contidas nas partes examinadas. Portanto, o objetivo, dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo o conteúdo é muito mais amplo do que as premissas nas quais se basearam.

A indução realiza-se em três etapas:

A) Observação dos fenômenos;

B) Descoberta da relação entre eles;

C) Generalização da relação.

2.1.1 As Formas da Indução

O método da indução apresenta duas formas:

• Indução formal ou completa: estabelecida por Aristóteles, onde nesse tipo de indução, não há propriamente uma inferência, mas uma simples substituição de uma coleção de termos particulares por um termo equivalente. Esse processo é indutivo apenas na forma, visto que realmente passa dele para ele mesmo por ser a soma das partes igual ao todo. Esse é o motivo por que a indução formal é pouco usada. Essa espécie de indução não leva a novos conhecimentos, é estéril, não passando de um processo de colecionar coisas já conhecidas e, portanto, não tem influência para o progresso da ciência.

• Incompleta ou científica: criada por Galileu e aperfeiçoada por Francis Bacon. Esta forma, não deriva de seus elementos inferiores, enumerados ou provados pela experiência, mas permite induzir, apenas de alguns casos adequadamente observados, e às vezes de uma só observação, aquilo que se pode dizer (afirmar ou negar) dos restantes da mesma categoria. Portanto, a indução científica fundamenta-se na causa ou na lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com