TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Hipotético- Dedutivo

Dissertações: Método Hipotético- Dedutivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

O método hipotético-dedutivo é uma das formas mais clássicas e importantes do método cientifico. Foi consagrado pela filosofia e pela ciência ocidental e fixou-se no cotidiano de muitas pessoas que se dedicam á produção do conhecimento científico.

Esse método tem suas raízes no pensamento de Descartes, que buscou estabelecer um método universal com bases na razão e na matemática. Ainda é preciso destacar a figura de Karl Popper, o filósofo Austríaco, no século XX, que sofreu influência do Círculo de Viena, onde esta escola buscou recuperar a discussão do que é cientifico a partir da linguagem da matemática, utilizando-se da linguagem cartesiana e também melhorando a doutrina positivista.

Popper definiu o método cientifico, em 1975, como o modo sistemático de explicar um grande número de ocorrências semelhantes. Nesse contexto, estabeleceu o método hipotético- dedutivo como um método que procura uma solução, através de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros, sendo também chamado de “método de tentativa e eliminação de erros”. De maneira simplista, o método hipotético- dedutivo aparece como uma variante intuitiva do método cientifico em que o cientista formula hipóteses para determinado problema e as verifica continuamente objetivando definir sua validade na explicação de tal problema. Tal esquema é logicamente válido e tem o grande mérito de simplificar muitos aspectos do método cientifico.

Portanto, a base da metodologia hipotético-dedutiva se assenta em reunir observações e hipóteses ou fatos e ideias. O processo é cíclico (figura 1) e evolui por meio do aperfeiçoamento das técnicas usadas para realizar observações e do reexame das hipóteses. O aperfeiçoamento das observações pode ser conseguido com experimentos previamente planejados que utilizem os meios técnicos mais modernos e eficientes.

As hipóteses se aperfeiçoam quando se tornam mais simples, quantitativas e gerais. No entanto, é preciso deixar claro que estes aperfeiçoamentos não levam a verdade absoluta, mas a conhecimentos progressivamente melhor fundamentados das ciências factuais, mas especialmente das ciências biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com