TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOTAS DE AULA – ÉMILE DURKHEIM (1858- 1917)

Por:   •  2/11/2020  •  Resenha  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

NOTAS DE AULA – ÉMILE DURKHEIM (1858- 1917)

Roteiro de leitura:

  1. Situar a obra durkheimiana no período após 1870, quando a França já vivenciou a Revolução Francesa e Industrial, criou a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, crivou parâmetros de civilidade (Belle Époque) e atravessa consequências sociais, políticas e econômicas de todo esse período. Desempregos, prostituição, ondas de suicídio, etc.
  1. Consolidou a Sociologia como disciplina científica, estabelecendo o FATO SOCIAL como objeto de estudo e o método sociológico como forma de compreensão da realidade.
  1. Influenciado por Auguste Comte e o positivismo. Ou seja, uma concepção de ciência moderna, neutra e objetivista é o parâmetro.
  1. Toma como preocupação sociológica central compreender o que mantem e regula o indivíduo em sociedade. Ou seja, como se dá a relação indivíduo e sociedade. Dessa forma, como o tecido social é construído?
  1. Conceitos centrais: solidariedade mecânica e orgânica, fato social, anomia.
  1. Primazia da sociedade sobre o indivíduo.
  1. Compreender:
  1. Como Mozart foi regulado pela sociedade de corte de Viena.
  1. Quais aspectos foram decisivos para sua falta de sucesso à época?
  1. Como Mozart enfrentou a estrutura social, quais sanções sofreu?
  1. Como Durkheim explicaria a relação indivíduo/sociedade na vida de Mozart?

1

✔✔ No crivo da celebração dos 100 anos de sua morte, a teoria durkheimiana, ainda mantém aspectos vívidos.

✔✔ Nasceu na França. Filho de uma familia judia tradicional de condição modesta. Foi aluno brilhante no colegio Épinal e aprovado em letras na École Normale Supérieure (Paris).

✔✔ Formou-se em Filosofia em 1882. Em 1885 ganha uma bolsa de estudos que lhe permitiu fazer um estágio na Alemanha, onde ele entra em contato com um meio universitário que, naquele momento, tem grande reputação da psicologia de laboratório de Wundt. Em 1887 é nomeado professor da cátedra Ciência social e educação na faculdade de letras de Bordeaux. Essa nomeação ocorre num momento em que se operam modificações na universidade francesa, que visam a mudança de seu status com a introdução progressiva de novos saberes que representam as diferentes ciências sociais.

✔✔ Foi professor de Pedagogia e de ciência social. Adquiriu grande notoriedade em 1902 com sua cadeira de Ciência da educação em Sorbonne. [A QUI DEDICA SEUS ESFORÇOS EM FAVOR DE UM ENSINO LAICO E SE OCUPA DA REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES NAS QUAIS UMA MORAL LAICA PODE SUBSTITUIR A MORAL RELIGIOSA SEM QUE COM ISSO HAJA UM ENFRAQUECIMENTO DO SENTIDO DE OBRIGAÇÃO MORAL].

✔✔ Introduziu a Sociologia no Ensino Universitário.

✔✔ Casou-se e teve 2 filhos. Grande depressão com a morte de seu filho André na I Guerra Mundial no front sérvio.

✔✔ Viveu o vazio moral da III República, marcado pelo rompimento de uma série de medidas de ordem políticam, marcadas pelo rompimento com as tradições. Instaura-se a lei do divórcio. A Escola passa a ser gratuita para todos e obrigatória dos 06 aos 13 anos. Proibi-se o ensino da religião. Preenche-se com o ensino cívico.

✔✔ O final do século XIX e começo do XX correspondem uma certa sensação de euforia, de progresso e esperança com o futuro. Era a Era do aço e da eletricidade que se instaura junto com o início do aproveitamento do petróleo como fonte de energia. (Segunda Revolução Industrial). Vigorava um estilo de vida Belle Époque com a Exposição Universal comemorativa do centenário da revolução, seguida da exposição de Paris, simultânea com a inauguração do

2

metro em 1900. (Pauperismo, grandes fluxos migratórios e desemprego).

✔✔ Durkheim foi um homem que assistiu ao advento e à expansão do neocapitalismo ou capitalismo monopolista. Ele não resistiu aos novos e marcantes acontecimentos politicos representados pela 1 Guerra Mundial com o aparecimento simultâneo tanto do socialism na Rússia como da nova roupagem do neocapitalismo representada pelo Welfare State.

✔✔ A premissa antológica de Durkheim é que o ser humano é um ser social, pressupondo um juízo sobre a natureza humana. Para ele, o ser humano só se realiza plenamente na medida em que constitui laços sociais, ou seja, no cerne da coletividade, quando estabelece vínculos morais que o ligam a grupos específicos que compartilham valores comuns.

✔✔ Durkheim pressupõe que nossa personalidade individual é construída na relação com os outros, sendo resultado da internalização ativa e seletiva daquilo que o autor chama de “bens da civilização”. O sujeito não escapa portanto ao meio. Isto não implica contudo passividade nem uniformidade. Não se trata de uma massa amorfa sobre a qual a sociedade imprime seus códigos de contuda. Não há existência sem resistência. Por outro lado, na obra durkheimiana, o indivíduo não é uma entidade autosuficiente.

❖❖ Importante  observar  tal  questão,  pois  a  Sociologia  se  volta  para

[pic 1]

entender o tecido social a partir da relação INDIVÍDUO/SOCIEDADE. Ou seja, como o indivíduo se mantem integrado à sociedade. Como a sociedade o regula? Como o indivíduo escapa à regulação e enfrenta a estrutura social dominante?

❖❖ Ex: No filme Que Horas ela Volta? Jéssica enfrenta a estrutura social. Que sanções ela sofre? Como ela consegue enfrentar as determinações sociais?

❖❖ Na vida de Mozart, quais os efeitos da estrutura social em suas escolhas de vida? Qual o peso da estrutura social em sua trajetória? Como Durkheim explica a condição de “DESISTIR” de Mozart?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com