TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nota de Leitura Durkheim

Por:   •  30/11/2021  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

Gabriel Filipe Rodrigues da Silva – Nota de Leitura

Clássicos da Teoria Social – Émile Durkheim

TEXTOS

DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. “Introdução”, (pp. 84-85) e “O que é um fato social?” (pp. 87-93). In: Durkheim, Coleção Os Pensadores, Abril Cultural, 1983.

DURKHEIM, E. Da Divisão do Trabalho Social. “Solidariedade mecânica ou por similitude” (pp. 35-57) e “Solidariedade orgânica ou devida à divisão do trabalho” (pp. 59-70). In: Durkheim, Coleção Os Pensadores, Abril Cultural, 1983.

IDEIAS CENTRAIS DO TEXTO

  1. O autor se volta a pensar na “caracterização e definição do método que aplicam ao estudo dos fatos sociais”, assim ele está preocupado com a metodologia dos estudos da sociedade que essa se distingua dos estudos das ciências da natureza.
  2. Nessa maneira de pensar os estudos sociais, Durkheim expõe o conceito de fato social, que diz respeitos aos modos de agir socialmente. Os fatos sociais possuem características próprias: são exteriores ao pensar de cada indivíduo e são coercitivos, cada pessoa é levada a agir de determinada maneira socialmente, pois há uma consciência coletiva que exerce influência direta sobre ela.
  3. A solidariedade mecânica é presente na sociedade através da colaboração conjunta dos sentimentos dos indivíduos sobre as situações que os cercam, assim surge a interpretação daquilo que é proibido, que causa um sentimento negativo ao coletivo, defini-se, assim, o crime.
  4. A solidariedade orgânica está presente na sociedade através de mecanismos específicos de colaboração ou abstenção entre os participantes sociais, nesses mecanismos surge a divisão social do trabalho, e os direitos ligados aos próprios indivíduos que as instituições devem zelar.

        

DIÁLOGO CRÍTICO

Em “Introdução” de “As Regras do Método Sociológico”, ao defender uma metodologia própria para as ciências sociais, o autor confronta autores que utilizaram de métodos das ciências biológicas para elaboração de suas teorias como Spencer e Comte. Esses participaram da teorização de preceitos do racialistas, utilizando o evolucionismo da área das ciências naturais para classificar as raças humanas.

O conceito de fato social é formulado no mesmo espaço e tempo de autores defensores do liberalismo político e econômico. Dessa forma, ao definir que há mecanismos sociais que coagem o indivíduo em suas ações e pensamentos, surge um embate na questão da autonomia política e social do indivíduo nas suas escolhas.

A discussão das solidariedades mecânica e orgânica é um início da análise da sociedade pós-revoluções francesa e revolução industrial (em especial no Reino Unido), ao comparar as diferentes maneiras que os indivíduos se comportam: na solidariedade mecânica, a sociedade é organizada em vista da moral e dos sentimentos coletivos. Na solidariedade orgânica em que se preza os direitos e interesses particulares e para isso há figuras representantes da sociedade que mediará essas relações. É no contexto social em que há a solidariedade orgânica ocorre que há uma associação com os Estados pós-revoluções burguesas, já que a baseia ideológica das revoluções conta com o pensamento dos direitos e interesses individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com