TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nascimento Da Filosofia

Artigo: Nascimento Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

1 - A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com a tese do "milagre grero", posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?

R = Atese do milagre grego consiste na passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico, destacando o caráter repetino e único desse processo.

Contraposição: que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto do milagre realizado , mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.

2 - Identifique as caracteristicas comuns à reflexao dos filósofos pré-socráticos.

R = Os primeiros filósofos centram sua atenção na natureza e elaboram concepções de cosmologia procurando o princípio constitutivo do Universo. As respostas são várias: para Tales é a água; Anaxímenes, o ar; Demócrito, o átomo; Empédocles, os quatro elementos; terra, ar, água e fogo; Pitágoras, o número.

3 - Qual é a importancia da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga ?

R = Após um período de retração da cultura micênica, de 1150 a.C. (aproximado) até o início do séc. VIII a.C, conhecido como "idade das trevas", a sociedade grega torna-se mais complexa. Também o centro da cidade sofre mudança radical. Passa a ser a ágora, a praça pública, onde acontecem as transações comerciais e as discussões sobre a vida da cidade, a começar por sua defesa. O acesso à ágora torna-se cada vez maior, estendendo-se, com a instituição da democracia, a todos os que têm direito à cidadania, ou seja, habitantes do sexo masculino, adultos e que não sejam estrangeiros ou escravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com