TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Da Filosofia

Exames: O Nascimento Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  2.820 Visualizações

Página 1 de 3

1. A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com a tese do “milagre grego”, posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?

2. Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia Antiga?

3. O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta? sob esse aspecto, em que se distingue das atuais democracia?

4. Identifique as características comuns à reflexão dos filósofos pré-socrático.

5. ‘’ Em todas as literaturas, a prosa é posterior ao versos, como a reflexão o é à imaginação. A literatura grega não faz exceção à regra, antes a acentua, pois o desnível cronológico entre ambas deve importar uns três séculos.” ( Maria Helena Rocha Pereira. Estudos de História da cultura clássica. V.

1. Cultura grega. 3. Ed. Lisboa: Fundação Caloustes Gulbenkian, 1970.p. 199.

a) A que obras em verso se refere o texto? E a que obras em prosa?

b) Quando prevalecem o verso e a prosa na cultura grega?

c) O que o texto quer dizer com a oposição entre imaginação e reflexão?

6. Na Grécia Antiga, o surgimento da escrita propiciou o nascimento da filosofia. E hoje,

Os altos índices de analfabetismo constituiriam um obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica de seus cidadãos?

7. Tomando por base o significando da ágora na polis democrática, quais seriam as “ágora” nas democracias contemporâneas?

8. Nesse fragmento de um texto de Empédocles, há elementos que denotam ruptura em relação ao pensamento mítico. Identifique-os.

“Esta [ luta das duas foças] é manifesta na massa dos membros humanos: ás vezes, unem- si pelo amor todos os membros que atingira a corporeidade, na culminância da vida florescente; outras, divididos pela cruel força da discórdia, erram separados nas margens da vida. Assim também com as árvores e peixes das águas, com os animais selvagem das montanhas e os pássaros mergulhões levados por suas asas” (G Bornheim. Os filósofos pré- socráticos. 3. Ed. são Paulo: cultrix, 1977. P. 70.)

9. Faça uma dissertação sobre o tema “A filosofia é filha da cidade”. Nela você deve descreve e justificar a vinculação entre a fundação da pólis e o nascimento da filosofia.

10. (UEL- PR) “ Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os gregos puseram a serviço do seu problema últimos – da origem e essência das coisas –as observações empíricas que receberam do oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e causal o reino dos mitos, fundamentos na observação das realidades aparentes do mundo sensível: Os mitos sobre o nascimento do mundo. “ ( w.jaeger.paideia.3.ed.São Paulo: Martins fontes, 1995. P.197.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar.

a) Em que pese ser considerada como criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com