TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Da Filosofia

Ensaios: O Nascimento Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

1) Fale sobre as caractéristicas de Apolo que o ligar ao conhecimento e à sabedoria arcaica.

R: Apolo deus das artes plásticas, o deus do belo, da divindade que transporta luz, tem seu lado terrível, cruel, o deus da loucura que se faz presente no inconsciente através dos sonhos. O sábio que lança luz na obscuridade, e que para a civilização arcaica o futuro do homem pertence a sabedoria, sua origem na Grécia Arcaica nos encaminha para o oráculo délfico e apresenta-nos ainda como primordial no fundo do fenômeno da adivinhação.

2) Qual o significado do Labirinto, conforme apresentado pelo autor no cap. 2.

R: O labirinto é um elemento simbólico na lenda de Creta, onde tinha como personagens, Minotauro, meio homem, meio touro, Teseu e Ariadne. Segundo a lenda, foi feita uma disputa entre Teseu e Minotauro, Teseu consegiu derrotar Minotauro por causa de fio de novelo deixado pelo mesmo no caminho e que foi dado por Ariadne, com isso, Teseu conseguiu encontrar o caminho de volta. O labirinto é uma armadilha geometrica, inconsebível, com várias árvores plantadas e caminhos diferentes, faz com que o perigo aumente, onde o mortal (Teseu) se arrisque a encontrar o deus animal (Minotauro).

3) Fale sobre o significado do enigma na Grécia Arcaica.

R: O enigma na Grécia Arcaica provém da crueldade de um Deus e de sua melevolência para com os homens, com isso ele desafia o homem, chegando a provocá-lo, se resolver o problema o homem pode salvar a si mesmo e a cidade, sua arma decisiva é a sabedoria. O enigma tende a distanciar-se da adivinhação, é a manifestação daquilo que não pode dizer ou exprimir através da palavra, é oculto, seu conceito é algo real mais que pode ser impossível de se conhecer a fundo ou de se compreender, a luta é mortal quem não solucionar o enigma é devorado.

4) Qual o significado do termo “Dialética” ?

R: O termo Dialética significa a arte da argumentação ou discusão, maneira de procurar a verdade através da oposição e conciliação de contradições, argumentações, construção do pensamento. Um homem desafia o outro a responder algo, irão discutir algo e o vencedor será aquele que expressar maior conhecimento.

5) Fale sobre a importância da Retórica e de sua origem.

R: A origem da Retórica foi introduzida no ano de 440 a.C pelo sofista Górgias. A retórica nasce, a divulgação da linguagem dialélica surge em uma esfera diferente e para fins diferentes, ela é escrita e a retórica é oral, mais também pode ser oral, uma pessoa fala enquanto os outros ouvem. Retórica, arte do bem falar, de mostrar a eloquência a argumentação clara de se comunicar diante de um público para ganhar uma causa, por isso a retórica é uma sabedoria voltada para o poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com