TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE ENSINO filosófica

Projeto de pesquisa: NÍVEL DE ENSINO filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Etapa 1 ................................................................................................................................................... 3

Etapa 2

................................................................................................................................................... 4

Etapa 3

................................................................................................................................................... 5

Etapa 4

................................................................................................................................................... 7

Considerações Finais............................................................................................................... 8

Referências Bibliográficas..................................................................................................... 9

ETAPA 1

A filosofia é de extrema importância para a sociedade em que vivemos. É através da filosofia que nos tornamos seres questionadores e críticos. A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia. Muitas pessoas acham que a filosofia se restringe as teorias, métodos, mitos, religões, arte e outras. O que temos que ter em mente é que a filosofia nos abre um leque de possibilidades de filosofar, e que o homem é o principal objeto da filosofia.

Considerando que o homem é o objeto da filosofia, este desde que nasce, está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.

Podemos considerar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão aos conhecimentos que possuímos. Por ser a filosofia uma disciplina que nos leva a reflexão, compreende-se agora um pouco melhor por que razão tantas vezes se foge da filosofia para a história da filosofia. A parte histórica e a regulamentação do ensino da filosofia, quase todos os estudantes e professores brasileiros já devem conhecer ou já ouviram falar. Mas na prática, quando o professor esta ministrando esta disciplina no ensino médio, parece haver muitas dúvidas dos alunos quanto à importância de se aprender a filosofia. De certa forma pode-se até entender este questionamento, pois a filosofia realmente esteve fora do currículo escolar durante tempo suficiente para que as pessoas esquecessem sua real importância.

A filosofia é a única que pode ajudar o aluno a pensar sobre tudo o que envolve sua existência, pois ela procura pensar no todo da realidade. Entretanto, dependendo de como a filosofia foi introduzida, poderá enriquecer a formação dos estudantes ou poderá se tornar um amontoado de informações sem sentido.

Enfim, o estudo da filosofia é de suma importância para os nossos alunos, já que é através da mesma que desenvolvemos em nossas crianças a capacidade de refletir e compreender melhor a sociedade na qual estamos inseridos. Enquanto professores, devemos trazer a filosofia para nossa sala de aula, não somente a história da filosofia, mas principalmente os questionamentos da sociedade, tornando nossos alunos cidadãos críticos e capazes de questionar e se colocar em qualquer situação.

ETAPA 2

A sociedade dos dias atuais apoia-se na desigualdade entre classes sociais. Com isso, o processo de desenvolvimento nas escolas atualmente acaba se tornando um dos principais produtores dessa desigualdade nas classes sociais, pois se percebe a enorme diferença na educação brasileira.

A educação que se passa para uma porcentagem pequena de alunos, que são os privilegiados e diferenciados, é muito diferente da educação que é passada para a maior parte, os excluídos. Até quando se refere à qualidade, vemos a diferença.

Dentro dos valores predominantes, a educação deveria ser igual para todas as pessoas, mas não é o que acontece Nem todos tem as mesmas oportunidades. Podemos perceber uma diferença absurda em relação ao que se refere à educação.

Percebe-se que na sociedade na qual vivemos os privilegiados tem mais chances e oportunidades. Um dos exemplos que vemos é o ENEN. Um aluno que estuda em colégio público melhor situado em uma grande capital é melhor preparado em comparação a um aluno de uma escola no interior. Com isso se percebesse que a chance de ser aprovado para o ENEN é maior para o aluno da capital e menor para o aluno do interior, pois a preparação é diferente.

Apesar das várias modificações que vem ocorrendo durante décadas, a escola pouco mudou, mesmo com o surgimento das tecnologias. Alguns professores não estão preparados para uma nova forma de educar, além da antiga e tradicional, com isso acabam prejudicando seus alunos. Os cursos e as oportunidades de capacitação para os professores de escolas públicas ainda são muito precários e muitas vezes não atendem a demanda, tanto de interesse, quanto de nescessidade.

Percebemos que alunos do maternal em um colégio particular já estão alfabetizados, enquanto no ensino público alunos do segundo ano não sabem nem escrever seu nome.

ETAPA 3

A Educação no Brasil está sendo alvo de muitas pesquisas e estudos, feitas no intuito de descobrir seus problemas, suas demandas e encontrar meios para que seus problemas sejam atenuados e resolvidos.

A educação no Brasil é dividida por classes sociais, onde o ensino funciona de forma fragmentada, por isso as camadas dominantes são mais beneficiadas por estarem inseridas no meio moderno. Não é novidade que nossa sociedade está dividida por níveis sociais e culturais, na qual cada um tem seus objetivos e seus interesses capitalistas.

A Politica também interfere nas questões escolares, sempre a favor dos poderosos, procurando alterar a realidade, deixando de lado o contexto social em que o homem está inserido.

Um acontecimento marcante no meio escolar é a Indústria Cultural, e nem se percebe seus perigos e suas influências. Esse termo, Indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com