TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis E Modlidades De Educação E Ensino.

Ensaios: Níveis E Modlidades De Educação E Ensino.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Água e sua importância em nossas vidas

Data de publicação: 12 de setembro de 2012

Autor:

EducarBrasil Fonte:

EducarBrasil Tempo de duração:

3 horas–aula

Descrição:

Este planejamento aborda a temática da água, a importância que ela tem na natureza e o uso indiscriminado desse recurso natural.

Conteúdos:

 As utilidades da água e a importância do uso consciente

Competências e habilidades:

Competência: Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

Habilidade: Relacionar as utilidades da água.

Sequência Didática:

1ª parte

Inicie a aula com uma roda de conversa. Promova um diálogo sobre a temática água e sua importância em nossas vidas. À medida que os educandos forem enumerando suas opiniões deve-se anotá-las no quadro. Intenciona-se com essa atividade instigar a imaginação dos mesmos para que enumerem o maior número possível de utilidades que dão a água (Exemplos: Cozinhar, higiene pessoal, higiene do lar, formação dos rios e mares, produção agrícola, meio de sobrevivência através da pesca e navegação, etc). Depois, questione os alunos se acham que o homem dá o devido valor a esse recurso natural tão indispensável à vida. Pois, como todos já devem saber, inúmeros locais do planeta já sofre com a escassez e até mesmo com a falta de água. A fim de se promover o entendimento dos motivos pelos quais isso acontece, apresente o ciclo da água através da projeção da imagem no anexo 1 - Ciclo da água. Deve-se salientar que, em decorrência das diferentes condições climáticas presentes em nosso planeta, a água pode ser encontrada em seus vários estados físicos e que a geografia dos lugares, bem como o uso que fazemos do meio ambiente, tem impacto nesse fenômeno natural. Seguindo-se essa sequencia didática fica mais fácil interligar as questões apresentadas até o momento aos problemas ambientais relacionados como a poluição dos mananciais, o assoreamento dos rios e a escassez da água.

2ª parte

O vídeo abaixo - Água: o mundo com ela, o mundo sem ela - deve ser apresentado aos educandos.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »