TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O “Aproveitar o dia” ou “construir um império de si”

Por:   •  19/10/2022  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Filosofia I

Professor: José Costa-Júnior

Estudante: Kamille Viana Pereira

Turma: 1° Info

Valor: 10 pontos                 

Critérios de correção:

- Organização textual;

- Referência ao conteúdo abordado;

- Capacidade reflexiva;

- Qualidade das justificativas apresentadas;

Exercício Avaliativo 2 – 3° Trimestre de 2022

1) Considerando as hipóteses epicuristas e estoicas sobre os modos de lidarmos com a existência, juntamente com os diálogos em sala de aula, responda à questão abaixo na forma de um ensaio:

Aproveitar o dia” ou “construir um império de si”

O epicurismo pregava a moderação e a celebração das pequenas alegrias da vida. Conta-se que as aulas de O Jardim eram regadas a água e pão, nada de vinho. É de Epicuro a máxima: “Mais vale dormir tranquilo sobre um berço de palha do que ficar insone e atormentado sobre um trono de ouro.”O filósofo dizia que nosso maior objetivo de vida era ser feliz. Mas não se tratava de buscar prazer a qualquer custo, porque isso resultaria em infelicidade. Para o mestre, a felicidade é a ausência de sofrimento. Ou seja, almejar e nutrir expectativas demais sobre a vida só geraria mais angústia e tristeza. Melhor aceitar as agruras da vida porque não há como evitá-las. E, se nada pode ser feito, melhor consolar-se recordando bons momentos ou imaginando dias melhores. Até em relação ao maior medo humano, a morte, Epicuro tinha uma resposta. Se ela é o fim de toda e qualquer sensação, não pode trazer dor física ou emocional. Logo, não há nada a temer. “A morte não é nada para nós”, sentenciou o mestre. Ao superarmos o medo de morrer, podemos, enfim, ser felizes.

Para os estoicos, a perfeição humana estava fundamentada na ideia de que os seres humanos estão ligados à natureza. Assim, devem negar seus desejos para a realização de uma vontade guiada pela razão em conformidade com essa natureza.Ou seja, uma corrente filosófica donde a "virtude" depende da vontade subordinada à razão, sendo considerada a base para se atingir a felicidade.Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma razão universal divina que regula tudo o que existe.A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza. Já para a doutrina cristã, dependia a abdicação do pecado e de uma vida devotada à fé e a ligação do indivíduo com Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com